Em ofício encaminhado ao governador Camilo Santana, a Comissão de Promoção da Igualdade Racial (COPIR) da OAB-CE solicitou a garantia da vacinação prioritária dos povos tradicionais do Estado do Ceará (indígenas, quilombolas e ciganos), bem como a devida recomendação aos municípios inclusos na agenda de vacinação. O documento foi enviado nesta quarta-feira (20) e é assinado pela presidente da COPIR, Raquel Andrade dos Santos, com fundamentação técnica das membras Camila Cardozo e Tharrara Rodrigues.

O ofício aponta que o contexto pandêmico deixa ainda mais precária a situação de indígenas, quilombolas e ciganos em condições de vulnerabilidade econômica, social e sanitária. De acordo com o documento, o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19, bem como o Plano Estadual contemplam “os indígenas aldeados em terras demarcadas, comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas” em seus grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19, porém não existe referência ao povo cigano que também se encontra em situação de invisibilidade histórica e vulnerabilidade acentuada.

Para Raquel Andrade, a solicitação leva em conta ainda que os grupos tradicionais são historicamente prioritários nas campanhas de vacinação no Brasil, porque diversos indicadores de saúde são piores nessas populações. “Nossos povos tradicionais têm trajetórias próprias e diversas que se originaram e se fixaram a partir de diferentes situações. Com o objetivo de proteger nossas tradições e garantir a continuidade das políticas públicas de enfrentamento à pandemia, solicitamos ao Governo do Estado do Ceará a garantia da vacinação prioritária desses grupos tradicionais”, explica.

Confira o ofício enviado pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial (COPIR) da OAB-CE na íntegra