Valdetário Andrade Monteiro

Valdetário Andrade Monteiro, advogado, professor de Direito, Conselheiro Federal da OAB e Representante Institucional da OAB no Conselho Nacional de Justiça-CNJ, Membro Honorário Vitalício-MHV da OAB/CE, membro Academia Cearense de Letras Jurídicas e do Iinstituto dos Advogados do Ceará, natural do interiorano município de Arneiroz, Sertão dos Inhamuns-Ceará.

Este cearense veio à capital do Estado em busca de formação profissional. Após o difícil período, morando na residência universitária e vivendo as agruras advindas da vida na capital, formou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza e, no ano de 1996, ingressou nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ceará, e passou a militar na profissão para a qual sempre fora vocacionado.

Valdetário especializou-se em Direito Empresarial pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo (PUC), e lecionou a disciplina de introdução do Direito Público na Faculdade de Direito Christus, em Fortaleza, período rico em experiências e conhecimentos trocados com os alunos e que resultou em diversas publicações, como o livro “Guia do Advogado Cearense”, editado pela LCR. Seguindo sua trajetória de atuação firme e advocacia militante, tornou-se membro do Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças (IBEF), diretor do SINCODIV/CE e diretor jurídico da FENABRAVE/CE.

Imbuído no intuito de defesa e valorização da classe e da profissão que escolheu para si, desde 2000, passou a exercer cargos na OAB/CE. Valdetário Andrade Monteiro foi fundador e presidente da Comissão de Estudos Tributários, no triênio 2000/2003; foi Presidente da Comissão de Acesso à Justiça, entre os anos de 2004 e 2006; ocupou os cargos de Diretor (Secretário-Geral) da Ordem e Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); tendo sido, aos 38 anos, eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, no pleito eleitoral ocorrido no dia 20 de novembro de 2009. Pelos relevantes serviços prestados à classe e à sociedade, recebeu o Título de Cidadão Fortalezense 2009, Título de Cidadão Tauaense, em 2012, e o Título de Cidadão Iguatuense, em 2011. É membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas e foi reeleito em 19/11/2012, presidente da OAB Ceará para o triênio 2013/2015.