Com o intuito de unir a advocacia do interior do Estado, foi aprovado, durante a 4ª Sessão do Conselho Seccional da OAB Ceará, a mudança do nome da Subsecção de Crateús para Subsecção dos Sertões de Crateús.

O pedido foi requerido pela Diretoria da Subsecção e aprovado pelo Conselho Pleno da OAB/CE. Alexandre Maia, presidente da Subsecção dos Sertões de Crateús, ressalta sobre a mudança e sua representatividade para a advocacia da região. “É uma satisfação e alegria ter essa aprovação, assim como o reconhecimento da mudança de nomenclatura da Subsecção de Crateús para Subsecção dos Sertões de Crateús. Atualmente, são 11 municípios que pertencem a região desse vasto sertão, por isso, é um fator muito importante a integração e socialização da classe”, disse. O presidente da subsecção ainda destaca que, “em termos de nomenclatura, a anterior era uma maneira limitadora de identificarmos a presença da OAB naquela região, já “Sertões de Crateús”, define o nosso vasto sertão, no qual remonta a tempos históricos”, afirmou.

Em seu discurso, o Conselheiro Estadual e relator do processo, Marcelo Cavalcante, destacou sobre as funções do Conselho Seccional, assim como a importância do procedimento, que “compete ao Conselho Pleno criar, extinguir e fundir subsecções, medidas que são de caráter mais amplo, nada impedia que fosse permitido ao conselho a aprovação para algo mais simples, como é o caso da alteração do nome da subsecção. É um procedimento de caráter simbólico, que contempla todos os municípios da região e consolida a união, no qual caracteriza a relação entre advogadas e advogados”.

O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, afirma a extrema importância dessa aprovação. “Esse é um tipo de procedimento que já vem sendo realizado por outras subsecções, com o intuito de unificar o tratamento dado a toda advocacia que abrange aquela região, e não apenas a cidade correspondente a nomenclatura. Sem dúvida, esse será um grande marco da gestão para todos que pertencem à subseccional”, concluiu.