Mutirão nas 1ª e 2ª Varas da Comarca de Acopiara a pedido da OAB-CE movimenta cerca de 1000 processos

O mutirão solicitado pela OAB-CE e a Subsecção de Iguatu ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) movimentou 981 processos em cinco dias nas 1ª e 2ª Varas da Comarca de Acopiara. A força-tarefa ocorreu de 08 a 12 de maio e teve à frente o desembargador José Inácio Cortez, coordenador do Grupo de Descongestionamento do Interior do TJCE.

A iniciativa é parte do resultado do projeto OAB Intinerante, realizado pela Ordem e que percorreu o interior do estado entre fevereiro e março deste ano para ouvir e dialogar com a classe. Entre as principais reclamações, esteve a morosidade do Poder Judiciário.

Por isso, a Ordem solicitou ao TJCE a realização do mutirão. O presidente da Ordem, Marcelo Mota, destaca que “o projeto OAB Itinerante foi uma iniciativa pioneira e está gerando frutos para a advocacia e para a sociedade com a realização desse mutirão que vai desafogar unidades do Interior e dar celeridade ao julgamento dos processos, que é o que todos nós queremos uma Justiça efetiva e eficaz”, disse.

Ao todo, em ambas as unidades foram julgadas decisões interlocutórias, promovidas audiências de instrução, despachos, sentenças condenatórias, absolutórias, de pronúncia, entre outras.

“É muito importante essa interlocução da OAB e da Subsecção com o Poder Judiciário. Demonstra que as instituições estão focadas em promover uma melhor prestação jurisdicional”, disse o presidente da Subsecção de Iguatu, Marco Antônio Sobreira.