Nesta terça feira dia 27 de junho, os Advogados lavrenses se reuniram na câmara de vereadores de Lavras da Mangabeira-Ce, para cobrarem dos vereadores e das lideranças políticas que intercedam contra o rebaixamento da comarca de Lavras da Mangabeira, de comarca intermediária para comarca inicial.

Na oportunidade o Advogado e conselheiro seccional Carlinhos Gomes, por delegação do Presidente da Subseção Dr. Marco Antônio Sobreira, usou da tribuna para em nome dos Advogados protestar contra o rebaixamento da comarca. Na explanação foi dito que não se justifica esse rebaixamento em nenhuma hipótese, pois vai trazer um retrocesso na justiça e que prejudicará toda população Lavrense. Foi apresentado dados estatísticos e outros levantamentos que comprovam não haver fundamentação lógica para o combatido rebaixamento.

Há hoje em lavras uma média de 40 profissionais Advogados além de outros tantos estagiários que fazem coro contra o rezoneamento e o rebaixamento da Comarca.

Recentemente Lavras da Mangabeira-Ce perdeu a vara do Juizado Especial de Pequenas Causas e agora se vê na eminência de ser prejudicada novamente.

Os Advogados lavrenses estão indo a imprensa e buscando apoio do Presidente do Congresso Nacional Senador Eunício Oliveira, que é filho de Lavras, além dos deputados Lavrenses Heitor Ferrer e Daniel Oliveira.

Caso persistam com a idéia de haver o rebaixamento, os advogados e populares estão dispostos a fazerem manifestações na assembleia legislativa e até mesmo no tribunal de justiça contra o rezoneamento que traz uma não interiorização da justiça, trazendo um previlegio para a capital e uma descriminação para com as Comarcas do interior.

Lavras é uma cidade bicentenária e tem uma Comarca histórica sendo mãe das cidades de Várzea Alegre, Ipaumirim, Aurora, Caririaçu, Baixio, Umari e Cedro, cidades estás que eram Distritos de Lavras e tinham sede judiciária em Lavras da Mangabeira.Lavras