Limoeiro do Norte recebe Seminário Regional do Trabalho Seguro nesta quinta, 13

Trabalhador-Rural[1]O I Seminário Regional Trabalho Seguro no Ambiente Rural vai ser realizado nesta quinta-feira, 13 de agosto, em Limoeiro do Norte. O evento, organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, reunirá trabalhadores rurais, sindicalistas, advogados e estudantes com o objetivo de discutir temas relacionados ao trabalho no meio rural e as formas de prevenção de doenças e acidentes no campo.

De acordo com um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, juiz do trabalho Carlos Alberto Rebonatto, a utilização irregular de agrotóxicos na região foi uma das motivações para a escolha de Limoeiro do Norte como sede do Seminário. “Temos notícias do uso abusivo de agrotóxicos tanto pelas empresas como por pequenos produtores. Já existem estudos científicos confirmando essa informação”, declarou.

Aproximadamente 99% dos trabalhadores rurais de Limoeiro do Norte e de Quixeré são diariamente expostos a agrotóxicos. Desses, cerca de 30% já apresentaram sintomas de intoxicação aguda. De acordos com estudos do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (Tramas), da Universidade Federal do Ceará, a taxa de mortalidade por câncer na região é 38% maior do que em outros municípios que não utilizam agrotóxicos.

Além das consequências do uso de agrotóxicos na região, fiscais do trabalho também farão relatos de suas experiências na zona rural e membros do Ministério Público do Trabalho irão falar sobre a atuação do órgão para garantir um trabalho seguro e digno no campo. Temas como direito previdenciário, acidentes e doenças do trabalho no setor rural também estão na programação.

As palestras e debates do I Seminário Regional Trabalho Seguro no Ambiente Rural irão acontecer na faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), que fica na Avenida Dom Aureliano Matos, 2058, no Centro de Limoeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas previamente no site do TRT-CE, ou no dia do evento, a partir das 7h. As vagas são limitadas.