O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inaugurou, nesta sexta-feira (18/01), o 22º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Comarca de Fortaleza. A unidade funcionará no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará e Faculdade de Fortaleza (Faece/Fafor), no bairro Luciano Cavalcante, na Capital.

A solenidade foi aberta pelo desembargador Paulo Camelo Timbó, presidente da Coordenação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado, e contou com a presença do Secretário Geral da OAB Ceará, Jardson Cruz.

O desembargador Timbo destacou que esta foi a quarta unidade instalada durante a gestão do presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa, contribuindo para o aprimoramento da prestação jurisdicional.

A juíza titular do 22º JECC, Helga Medved, ressaltou a parceria com a Faece/Fafor, que disponibilizou o espaço físico para a instalação da unidade, e destacou a importância da união de forças para garantir a correta aplicação das leis. “Espero contar com o auxílio de todos que acreditam na ação transformadora da Justiça, para que esta unidade seja mais uma trincheira em defesa da cidadania e possa distribuir equidade à população de Fortaleza”.

O diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Krentel Ferreira Filho, ressaltou que o convênio firmado entre o TJCE e a instituição de ensino contribui com a formação dos futuros operadores do Direito. “Todos saem ganhando. A comunidade ganha com uma nova unidade jurisdicional e os alunos vão aprender muito, obtendo um conhecimento que não está nos livros, mas na prática”.

A diretora da Faece/Fafor, professora Maria Rita Silveira da Silva, também destacou a contribuição da unidade para o aprendizado dos estudantes. “Alunos e professores terão um excepcional apoio prático com o cotidiano de trabalho do Juizado”.

 

HOMENAGEM

 

Com a inauguração do 22º JECC, o Núcleo de Prática Jurídica da Faece/Fafor passou a se chamar Alexandre Rodrigues de Albuquerque, em homenagem ao procurador do Estado e professor, falecido em 2010. A juíza Helga Medved ressaltou que o homenageado foi “um exemplo de profissional, grande professor e jurista”.

O pai do homenageado, desembargador aposentado Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, agradeceu a homenagem, em nome de todos os familiares, destacando que se trata de um reconhecimento ao “profissional talentoso, ético e dedicado que ele foi”.

Também estiveram presentes à solenidade os desembargadores Clécio Aguiar de Magalhães e Maria Nailde Pinheiro Nogueira; o promotor de Justiça Antônio Edvando Elias de França, representando o Ministério Público; o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Jardson Cruz; o vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados, juiz Antônio Alves Araújo, entre outros magistrados e operadores do Direito.

Fonte: TJCE