O advogado Josué Pereira da Costa ofereceu à Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) e a seu presidente, Valdetário Andrade Monteiro, o texto feito de próprio punho e depois digitado e emoldurado em comemoração ao primeiro centenário da Lei Áurea.  Para ele, trata-se de uma luta em favor dos negros que tanto sofreram.

Em 1988, quando ninguém imaginava o surgimento de cotas raciais para o ingresso de afrodescendentes nas universidades brasileiras, o advogado Josué afirmava pela primeira vez: “que a sociedade brasileira deveria abrir para negros, mulatos e mestiços (tudo é raça negra) percentuais de 50% em todos os estabelecimentos de ensino do país”.

Hoje, a batalha do advogado é em defesa das cotas raciais, meios de abrir vagas para os afrodescendentes nas universidades. Também a luta por um ensino fundamental e médio de qualidade e em tempo integral para que o Brasil tenha um desenvolvimento econômico em que haja igualdade de oportunidades para todos.

Josué lembra que o quadro representa a sorte de não ter deixado passar em branco uma data tão importante. “Evento de grande importância para o nosso povo”. Josué Pereira da Costa ingressou na advocacia em 1979 e também se formou em Letras, fazendo Licenciatura Plena.