A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) comemora 110 anos de fundação e as comemorações começam na próxima sexta-feira, 1° de março. No auditório da Faculdade, ocorrerá abertura solene das atividades, que incluem: assinatura da ata de fundação do Memorial da Faculdade; lançamento do selo comemorativo, com cerimônia de obliteração; e descerramento de placa alusiva à data.

Para festejar os 110 anos da faculdade, serão realizados diferentes eventos: no dia 2 de março, haverá jantar comemorativo aberto aos professores (ativos e aposentados), ex-professores, alunos e ex-alunos, servidores e familiares. No dia 5, colação de grau no auditório da Faculdade e, no dia 6 de março, culto ecumênico; lançamento de livros, revistas e fac-similares; premiações; show artístico.

Além dessa programação, estão sendo preparadas diversas outras atividades envolvendo tanto a comunidade interna quanto a sociedade em geral, durante todo o ano. Dentre outras ações, destacam-se: exposições temáticas sobre a trajetória da unidade acadêmica, bem como a exposição de seu acervo histórico, que fará parte do memorial a ser construído nos próximos anos.

História

A Faculdade de Direito foi a primeira instituição de ensino superior no Estado, criada no dia 21 de Fevereiro de 1903 pela Lei Estadual n° 717. O Curso começou a funcionar no andar superior do antigo prédio da Assembléia Legislativa, que hoje abriga o Museu do Ceará, situado na Praça dos Leões, no centro de Fortaleza. A partir de 12 de março de 1938, passou a funcionar no atual endereço, na Rua Meton de Alencar, em frente à então conhecida Praça da Bandeira, que em 1959 passou a denominar-se, oficialmente, Praça Clóvis Beviláqua.

Mais informações: http://www.direito.ufc.br