O projeto de inclusão digital da OAB-CE, lançado em 2012, já beneficiou mais de 2 mil advogados e advogadas. Em seis meses, 2.223 profissionais receberam da Secional Ceará, gratuitamente, a leitora de cartão para a certificação digital. A iniciativa é pioneira e única entre as Secionais da Ordem dos Advogados do Brasil na região Nordeste.

“Acredito que o programa atingiu seu objetivo. A OAB-CE, apesar de pequena, lançou um programa ousado de entregar gratuitamente leitoras no intuito de assegurar a inclusão digital dos colegas”, afirmou o presidente da entidade, Valdetário Andrade Monteiro.

A certificação digital funciona como uma identidade digital que permite ao advogado, por exemplo, assinar eletronicamente documentos, enviar petições, acompanhar o andamento de processos. O certificado digital cifra o conteúdo das mensagens e informações e garante o envio dos dados de modo seguro.

A Secional Ceará está, portanto, promovendo a inclusão de advogados e advogadas ao processo digital, uma vez que a Justiça do Ceará entrou definitivamente na era virtual através do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Para facilitar a adesão da advocacia, a OAB-CE, além de fornecer as leitoras de cartão, reduziu o valor do “Cartão do Advogado” de R$ 50 para R$ 45 aos que tirarem o primeiro documento, e diminuiu de R$ 50 para R$ 35 para a segunda via. Os profissionais também foram atendidos com relação à Certificação Digital. Por solicitação da Secional, de forma incessante, a empresa a Certisign  reduziu o valor de R$ 240 para R$ 115.

Por meio do site da OAB-CE (www.oabce.org.br) é possível adquirir o certificado acessando o link multimídia – arquivos para download. No site existem as opções de compra do certificado e instalação dos programas necessários a utilização dos certificados. A página eletrônica disponibiliza algumas ferramentas de apoio para instalação e verificação dos programas de certificação digital.