Professores da rede estadual de ensino têm muito a comemorar. A informação é do vice-presidente do Sindicato Apeoc, Reginaldo Pinheiro, que se reuniu com o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, na tarde desta quarta-feira, 27. No encontro, ele informou que nesta quinta-feira, 28, o governo do Estado vai pagar aos educadores o abono referente a sobra dos recursos do FUNDEB, destinados ao pagamento dos profissionais do magistério em 2012.

Este é o segundo abono a ser pago pela Secretaria de Educação do Estado. O primeiro ocorreu em 21 de dezembro do ano passado e foi referente às atividades extraclasse (1/3) e à diferença de implantação da PRV (Parcela Variável de Referência).

Na reunião, que contou com a participação dos integrantes da Assessoria Jurídica da Apeoc (advogados Fabiano Aldo Lima, Ítalo Bezerra, Ítalo Guerreiro e o estagiário Augusto Neto), o vice-presidente do Sindicato informou que está em processo de implantação a reserva de 1/3 da jornada de trabalho de atividades extraclasse, conforme determina a Lei do Piso, ou Lei 11.738.

Entende o vice-presidente da Apeoc que, em razão da implantação da reserva de1/3, haverá redução na jornada de trabalho de interação do professor com o aluno e, consequentemente, carência de professores em sala de aula, o que exigirá a contratação de profissionais. Em abril, informa, a Seduc deve divulgar edital para realização de concurso público com oferta de 3 mil vagas.

“O Sindicato Apeoc reconhece a importância e apoio da OAB-CE nas nossas lutas. Esse é um momento de comemorarmos juntos as conquistas do magistério estadual”, afirmou Reginaldo Pinheiro ao agradecer ao presidente Valdetário Monteiro por intermediar as negociações com o governo estadual na defesa das reivindicações dos professores.