O índice de aprovação no Ceará referente à IX edição do Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) superou a média nacional. Enquanto que o País registrou aprovação de apenas 10,3%, o que corresponde a 11.820 aprovados dos 114.763 candidatos inscritos, o Ceará teve índice de 15,55%, o que corresponde a 533 candidatos aprovados dos 3.426 inscritos para o exame.

No Estado, foram realizadas provas em Fortaleza (426), Juazeiro do Norte (66) e Sobral (41). Os candidatos considerados aprovados obtiveram nota mínima 6 (seis) na prova prático-profissional, aplicada no último dia 24 de fevereiro em todo o país. Os dados consolidados do resultado final desta edição do Exame – após a análise e consideração dos recursos interpostos – serão divulgados no dia 5 de abril. Os dados consolidados, com base no Conselho Federal da OAB, indicam o índice de aprovação de acordo com as instituições de ensino superior.

Esta não é a primeira vez que o Estado do Ceará supera a média nacional. Quando comparado com a oitava edição do exame, o índice de aprovação nacional foi de 18,13%, enquanto que o Ceará teve índice de aprovação de 21,13%. Nesta edição, foram registradas inscrições de 2.935 candidatos de 16 instituições de ensino superior no Ceará e 603 foram aprovados na etapa final.

As inscrições para a X edição do Exame de Ordem acontecem até às 23h59min do dia 8 de abril de 2013. A primeira fase (prova objetiva) está prevista para o dia 28 de abril e a segunda (prova prático-profissional), para a qual só se submeterão aqueles que foram aprovados na primeira, está prevista para o dia 16 de junho. As próximas edições – XI e XII – do Exame de Ordem Unificado estão programadas para serem realizadas em agosto e dezembro.