“Vivemos um momento pós-ética em que todos os dias precisamos recompor nossos sentimentos, pois ele está nos individualizando”. A constatação é do presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, que, em palestra sobre Ética Profissional, proferida na noite desta segunda-feira, 15, para grupo de engenheiros e agrônomos, apresentou a evolução do conceito de ética, revisando as concepções filosóficas de Sócrates e Platão.

No lotado auditório do Conselho Regional de Engenharia Agronomia do Ceará (Crea-CE), o presidente da OAB-CE fez reconstrução histórica e filosófica da ética, percorrendo as suas atribuições na Idade Média, Revolução Francesa, Revolução Industrial e nos tempos atuais. No seu entender, vivemos um momento “pós-ética”, marcado pela reconstrução do conceito para a garantia do bem-estar do ponto de vista da vivência em sociedade.

Em relação à ética profissional, o presidente da OAB-CE defendeu o interesse da atuação em defesa do coletivo. “O novo sentimento ético indica que o coletivo deve prevalecer tanto no exercício profissional quanto no nosso dia a dia”.

A palestra antecedeu a inauguração da Sala da Comissão de Ética da autarquia numa homenagem, in memoriam, ao engenheiro civil Alberto Eloy da Costa Neto. “Trata-se de um nome irretocável, sem nenhuma dúvida sobre sua conduta na vida particular e profissional. Os que estão aqui são testemunhas da sua inquestionável correção”, observou o presidente do Crea-Ce, engenheiro civil Victor Frota Pinto, sobre a escolha do nome para o equipamento.

Os dois eventos – palestra e a inauguração da sala da Comissão de Ética – foram prestigiados por advogados, profissionais da área tecnológica, conselheiros, colaboradores e representantes de entidades de classe. Estiveram presentes o secretário-geral da OAB-CE, Jardson Cruz, o conselheiro Francisco Xavier Torres, além dos presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva; do Crea-CE, Victor Frota Pinto; da Associação dos Engenheiros Civis do Ceará (Abenc-CE), Lyttelton Rabelo Fortes, a coordenadora da Comissão de Ética do Crea-CE, Ana Maria Ximenes Menezes;  a viúva do engenheiro Alberto Eloy, Regina Fernandes Eloy da Costa; e o titular da Secretaria Executiva Regional IV da Prefeitura de Fortaleza, Francisco Airton Moraes Mourão.

Acompanhe o evento em fotos.