Os novos delegados que representam a secional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) foram empossados na manhã desta segunda-feira (13), no auditório da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac).

Os novos delegados empossados atuarão em conjunto com a subseção responsável pela região. De acordo com o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade, esta é uma oportunidade ímpar quanto à interiorização da Ordem. “É uma forma de reforçar o elo com os advogados e as subseções do Estado, promovendo a presença diária da OAB-CE na advocacia”, disse.

Valdetário também enfatizou que é preciso ficar atento para os projetos que podem melhorar o desempenho do sistema judiciário e a OAB-CE tem um importante papel a desempenhar neste setor, principalmente por meio da capacitação profissionalizante.

Além disso, Valdetário Andrade afirmou ser necessária a realização de um mapeamento no Estado contendo informações sobre as condições das comarcas quanto à presença ou ausência de juízes e sobre a letargia processual.

Junto com Valdetário Andrade, estiveram presentes à solenidade de posse dos novos delegados, o vice-presidente da instituição Ricardo Bacelar; o secretário geral, Jardson Cruz; o tesoureiro, Marcelo Mota; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Júlio Ponte; o diretor executivo da Fesac, Caio Falcão; e o presidente da Subseção da OAB em Juazeiro do Norte, Cláuver Barreto.

De acordo com o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, interiorizar as ações da instituição decorre da necessidade em acompanhar mudanças estruturais.

Conforme o secretário geral da instituição, Jardson Cruz, a instituição encontra-se à disposição para que haja um diálogo mais aberto com as subsecionais, principalmente no que se refere à manutenção das salas e das estruturas físicas. O tesoureiro da OAB-CE, Marcelo Mota, afirmou que a instituição tem a obrigação de alavancar o exercício da advocacia por meio de novos projetos.