“A viagem, que ora se inicia, foi deveras tortuosa e o cenário era desanimador. Assumimos a Fesac juntamente com o professor Ivan Felix em setembro de 2010, atendendo a um pleito da diretoria da OAB-CE. Sabíamos que nossa missão não era fácil, pois a tarefa de alicerçar cada vez mais a Fundação Escola para que ela pudesse ofertar o maior número de alternativas de ensino, necessitaria bom senso e discernimento, para que os objetivos traçados em meio à turbulência encontrada fossem sempre os melhores. Instituímos em meio à turbulência experimentada, o Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia, atualmente na 24ª edição”.

A declaração é do advogado Caio Falcão, no discurso de posse para segundo mandato como diretor executivo da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), em solenidade na noite desta terça-feira, 28, no auditório João Frederico Ferreira Gomes, prédio anexo da Assembleia Legislativa. Foram empossados também com diretores da entidade, para o triênio 2013-2015, Luiz Guilherme Pinto (diretor tesoureiro), Ivan César Rodrigues (diretor executivo adjunto) e Vanilo Carvalho (diretor acadêmico).

Caio Falcão foi empossado pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, que defendeu a continuidade da capacitação dos advogados, priorizada pela Fundação Escola Superior de Advocacia a partir de 2010. “A Fesac é fundamental para que isso ocorra com bases sólidas e sérias. O desafio, nesse segundo mandato, é muito maior porque mudanças tecnológicas estão ocorrendo de forma rápida. Essa modernidade célere faz com que tenhamos de repensar a advocacia”, alertou.

Valdetário Monteiro assegurou que a meta prioritária da entidade é a formação do advogado, reforçando sua capacitação. A atuação, assegura, está sendo em todo o Estado, tanto na Capital quanto no Interior. Nas próximas semanas, anunciou, será realizada reciclagem em duas áreas do direito: Processo Penal e Processo Civil. A Fesac vai realizar júri simulado para que os advogados em início de carreira tenham uma visão maior de como se portar em um júri.

A diretoria da OAB-CE prestigiou a solenidade de posse, marcada pela emoção e reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Caio Falcão nos últimos três anos. O vice-presidente, secretário geral e tesoureiro, Ricardo Bacelar, Jardson Cruz e Marcelo Mota, respectivamente, compuseram a mesa, que contou ainda com as presenças do ex-presidente da Secional Ceará da Ordem e fundador da Fesac, Raimundo Falcão; o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace), Renan Viana; e o vereador Benigno Pedrosa.

O diretor executivo conclamou a todos que fazem a Fundação Escola que mantenham o trabalho e acreditem na instituição. “Somente dessa forma estaremos à altura de continuarmos a fazer os nossos cursos de extensão, de especialização, os telepresenciais, de almejarmos, enfim, o tão-sonhado Mestrado profissional, que é meta principal da gestão”, disse. Emocionado agradeceu o apoio da família, da atual diretoria da OAB-CE e diretores da gestão anterior da Ordem, citando o ex-vice presidente e atual dirigente da Caace, Júlio Ponte.

A Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará foi criada em 1988 pelo então presidente do Conselho Seccional da OAB-CE, Raimundo Bezerra Falcão, que a instituiu em forma de Fundação de Direito Privado, passando, com isto, a ser a primeira (e atualmente a única) Escola Superior de Advocacia a ser organizada nesse modelo.