A Subseção de Quixadá firmou convênio com a 23ª Vara Federal da Justiça Federal no Sertão Central do Estado para treinamento de advogados, procuradores e estagiários em relação ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). Devem ser capacitados cerca de 100 profissionais da região que têm dificuldades com o sistema operacional. O curso, gratuito, será ministrado nos dias 27 e 28 de agosto próximos, em Quixadá.

De acordo com o presidente da Subseção, Gladson Nascimento, será uma oportunidade única, pois serão os próprios técnicos da Justiça Federal que ministrarão o curso. “O advogado que não fizer o treinamento e dominar o sistema, em pouco tempo ficará fora do mercado de trabalho, pois deixará de existir o processo na forma de papel e passará a ser exclusivamente eletrônico”, afirma.

Galdson Nascimento denuncia que os advogados enfrentam diversas dificuldades para acessar e utilizar o Pje, pois cada ente da Justiça tem um sistema, que deveria ser unificado para todos os tribunais. “Cada sistema, tem um programa diferente e o advogado é obrigado a dominar todos eles”, diz o presidente da Subseção de Quixadá, informando que a partir de agosto várias classes de ações na Justiça federal serão obrigatoriamente eletrônicas.