O presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, representou no Conselho Federal da entidade contra grandes escritórios, empresas comerciais e bancos, principalmente do Sudeste do Brasil, por aviltamento de honorários. Eles têm contrato e oferecido contratos com a advocacia cearense, especialmente, os profissionais em início de carreira, por preços ínfimos. Por audiência estão pagando R$ 30,00 e por diligência, R$ 10,00.

“Esse procedimento fere a dignidade da pessoa humana e os mínimos princípios éticos da nossa profissão”, afirmou Valdetário Monteiro, na representação feita ao Conselho Federal, nesta sexta-feira, 5. O presidente da OAB-CE informou que na próxima segunda-feira, 8, representará contra os profissionais envolvidos e solicitou ao Conselho Federal da Ordem que realize eficiente trabalho para impedir a manutenção desta “deplorável desvirtuação profissional”.

Em junho último, a OAB Nacional lançou a Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários, que visa contribuir com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia (criada no início do ano pelo Conselho Federal da Ordem) na fiscalização e combate às iniciativas que atentam contra a dignidade profissional dos Advogados.  “A valorização do advogado é a garantir de uma defesa qualificada para a sociedade”, afirma Valdetário Monteiro, lembrando que a advocacia é indispensável á democracia, “pois sem advogado não há Justiça”.

Para recolher informações e reclamações de advogados que se sentirem aviltados no arbitramento de honorários, a OAB criou a Ouvidoria dos Honorários. Para fazer a denúncia, o profissional deve acesso o link http://www.oab.org.br/ouvidoria/faleconosco?PZ2siuYiw81/KwsGHMjS5rX8QjJgUnhsyreQtkPZCCI=. O presidente da OAB-CE conclama a todos os colegas a participarem da campanha denunciando o desrespeito profissional. “A luta por honorários dignos é de extrema importância”, lembrou Valdetário Monteiro, que garante ser a missão da Secional levar a todos os advogados e advogadas cearenses essa conscientização.

O presidente da Secional conta com o apoio de todos os dirigentes das 12 Subseções, que se comprometeram a divulgar a campanha e denunciar os casos de aviltamento no Interior. O presidente da Subseção de Quixadá, Gladson Alves do Nascimento, defendeu, inclusive, a divulgação dos nomes dos contratantes que estão praticando “esse crime” contra a advocacia e a dignidade profissional.

“Na área de competência da Subseção de Quixadá puniremos os profissionais que se submeterem a contratações aviltantes e representaremos contra os escritórios, bancos e empresas que estejam praticando esse crime”, afirmou Gladson Nascimento, informando que, no início desta semana, foi procurado por jovens advogados reclamando do aviltamento dos honorários.