MARCOS HELENO MOURA
Rua dos Amigos, 100 – Apto. 303 – Bloco: A 2 – Água Fria – CEP. 60.822-168 –
Fortaleza – Ceará – (85) 31117264 – Whatsapp: (85) 987956154
[email protected]

OBJETIVO: Atuar como Advogado, preferencialmente nas atividades jurídicas relacionadas ao Direito Tributário, Empresarial e Trabalhista, embora não tenha óbices em patrocinar demandas inerentes aos demais ramos do direito.
FORMAÇÃO: Pós Graduado em Direito Empresarial – Universidade de Fortaleza – UNIFOR – 2014/2015.
Graduado em Ciências Jurídicas – Direito – Universidade de Fortaleza – UNIFOR – 2014.1.
Graduação em Ciências Contábeis – Universidade Christus – UNICHRISTUS – até o 5º semestre – 2005.
Técnico em Transações Imobiliárias – TTI (Corretor de Imóveis) – CETREDE – Centro de Treinamento e Desenvolvimento – 1993.
Técnico em Contabilidade – Colégio Rui Barbosa – 1977.
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:
MAHEMO – CONTABILIDADE & ASSESSORIA: Responsável Técnico – 03/1990 – Atual – Escritório Individual, com sede em Fortaleza/Ceará, tendo como atividade principal: Assessoria Contábil e Fiscal; Elaborações de Demonstrações Contábeis; Elaboração de planejamento tributário das entidades, independente do regime de tributação; Acompanhamento de ações fiscais em todas as esferas, bem como a interposição de recursos administrativos ou judiciais, no caso de lavratura de autos de infração.
GURGEL INDÚSTRIA DE MALHAS LTDA. Empresa com atividades na indústria têxtil, sediada em Eusébio/Ceará. Contador; Assessor de Diretoria e Assistente Jurídico. 2000 – 2018. Atividades jurídicas: Assessoria consultiva e preventiva, nas searas: Empresarial; Tributária e Trabalhista. Análises prévios de contratos empresariais. Participação ativa nas reuniões da diretoria para tomada de decisões de gestão, nos âmbitos: Administrativo; Jurídico e demais assuntos societários, com o objetivo de evitar possíveis demandas judiciais em face da entidade empresarial.
IRMAQ – IRRIGAÇÃO MÁQUINAS E MOTORES LTDA. Grupo empresarial com atividades na fabricação e comercialização de máquinas e implementos agrícolas, como estabelecimentos nos Estados do: Ceará, Maranhão e Piauí. Gerente Contábil e Assessor de Diretoria – 09/1979 – 01/1984. Diretor Administrativo/Financeiro – 02/1984 – 02/1990.
CURSOS COMPLEMENTARES:
Seminário de Direito do Trabalho – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará – 30/11/2019 – Carga Horária: 10 horas.
I Simpósio da Associação da Nova Advocacia – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará – 14/11/2019 – Carga Horária: 2 horas.
I Workshop de Direito Desportivo – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará – 14/11/2019 – Carga Horária: 4 Horas.
Fórum Nacional de Educação Jurídica – Região Nordeste – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará – 08/11/2019.
Palestra: Compliance Trabalhista: Uma visão estratégica do departamento pessoal – Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – 22/07/2019 – duração: 8 horas.
III Fórum de Gestão Tributária – Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – 03/07/2019 – duração: 7 horas.
I Congresso Cearense de Direito do Consumidor – Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará – 27 e 28/09/2018.
I Seminário Internacional sobre Conciliação, Mediação e Arbitragem – Núcleo Seccional no Ceará – Escola de Magistratura Federal do TRF da 5ª Região. 8 e 9/10/2015 – horas/aula: 15 (quinze).
Curso ONLINE Direito Tributário – Complexo de Ensino Renato Saraiva – CERS – 29/07/2015 a 13/09/2015 – horas/aula: 98 (noventa e oito).
Curso sobre resolução extrajudicial de disputas – Núcleo de Mediação e Conciliação – Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza – UNIFOR – 2013.2 – horas/aulas: 40 (quarenta) horas/aula.
OUTRAS INFORMAÇÕES: Conforme experiências profissionais descritas, pretendo atuar como Advogado nas áreas jurídicas do Direito Tributário, Empresarial e Trabalhista, tendo em vista minha militância como operador do Direito material nos citados ramos, por inerência às minhas atividades contábeis ao longo dos anos, embora reitere, não existir óbice em atuar em quaisquer áreas jurídicas do direito pátrio.
Ressalto ainda, que tenho disponibilidade para viagens, bem como a possibilidade de trabalhar em outra Cidade do Território Nacional.