Diego Canuto Sobreira – OAB 27.560/CE

• Estado: Ceará
• Situação: Completo
• Conclusão: 01/08/2013
• Habilitado na OAB em: 16/maio/2012 (aprovado no exame da OAB ANTES da conclusão do curso)
• Pós-graduação em Ciências Criminais (em andamento)

Informação adicional
(seminários, cursos, pesquisas)

• Tributos Diretos e Indiretos – Curso pela Saint Paul Escola de Negócios, acerca de Tributos Direitos, Indiretos, Contribuições e Planejamento Tributário na prática.
• Arbitragem e Mediação de Conflito – Curso de Extensão em 2020 com foco em técnicas de Solução de Conflitos.
• Teoria Geral do Controle de Constitucionalidade – Curso de Extensão em 2020.
• Direito e Gestão Tributária – Curso de Extensão em 2020.
• Dir. Processual Civil: Jurisdição, Ação e Competência – Curso de Extensão em 2020.
• Criminologia: Curso de Extensão em 2020.
• Análise Histórica do Direito Civil Pátrio – Curso de Extensão realizado em 2020.
• Curso Intensivo LFG – trata-se de atualização Jurídica teórica e prática nas principais áreas do Direito;
• Curso a “Reforma no Código de Processo Penal – CPP” – ministrado pela FGV;
• Curso Direito Penal e Processo Penal – Medidas Cautelares – estudo específico quanto ao uso prático de Medidas Cautelares no âmbito Criminal;
• Seminário “o Direito à Moradia / Acesso a Terra”
• Curso “Prescrição e Decadência no Direito do Trabalho”
• Palestrante do programa “Educação Jurídica Comunitária” – ministrando aulas sobre áreas do Direito, especialmente Direito Penal;
• SESED – Serviço de Solução Extrajudicial de disputas CCJ – programa de Soluções Extrajudiciais nas mais diversas áreas do Direito, solucionando o conflito sem a necessidade de ingresso no Judiciário.
• Curso “Proteção das pessoas com deficiência” – tratou-se dos Direitos dos Deficientes de forma aprofundada e prática.
• Curso de Atualização Jurídica – no ano de 2013, especialmente sobre Direito Penal.
• Curso de Inglês Instrumental – visa o aprendizado na língua Inglesa de forma eficiente para uso no cotidiano profissional, visando leitura e conversação.
• Curso Avançado de Advocacia Ambiental – visa atuação prática em Advocacia Ambiental, notadamente a responsabilidade Criminal, Administrativa e Cível.
• Lei de Uso e Ocupação do Solo de Fortaleza – SEUMA – atuação ampla com a Nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de 2017, notadamente quanto a Crimes Ambientais.
entos de softw

Conhecimentos de Software
• Microsoft Excel (avançado)
• Microsoft Word (avançado)
• Windows XP, 7, 8, 8.1 e 10 (avançado)
• Sistema Linux (intermediário)
• LibreOffice (Writer) (avançado)
• WordPress (intermediário) – criação, proteção e manutenção de Sites.
• Photoshop (intermediário) – edição de imagens em geral.

Línguas
• Português (avançado – com grande esmero na Gramática e Formatação de Documentos)
• Inglês (avançado em escrita e conversação)
• Espanhol (básico)
• Português de Portugal (básico)

Experiências Profissionais
Advogado no escritório “Canuto & Sobreira”
• Cargo: Advogado.
• Setor: Jurídico – Coordena o setor Cível, Ambiental e Criminal.
• Período: Atual
• Atuação ampla em Direito Penal, com experiência em todas as fases de atuação Criminal, tais como: Inquérito Policial (atuação em Delegacias e Fóruns em Geral), Investigações Administrativas, Processos Judiciais, Recursos em geral, Tribunal do Júri etc.

Parecerista na Empresa “Êxito Ambiental” quanto a Crimes Ambientais • Cargo: Procurador Jurídico – atuação específica e elaboração de pareceres no âmbito Criminal Ambiental.
• Setor: Jurídico – Criminal, abrangendo também a prevenção e repressão de Crimes Ambientais.
Advogado no escritório “Sobreira & Parente” • Cargo: Advogado Pleno.
• Setor: Jurídico
• Período: 2015 – 2016

Advogado na “Advocacia e Consultoria Mardésio Cavalcante Mota” • Cargo: Advogado atuante.
• Setor: Jurídico
• Período: 2014 – 2015

Advogado na Empresa “Patrícia Maia – Design de Interiores”
• Cargo: Advogado – elaboração de Pareceres Jurídicos em geral, bem como atuação em Processos referentes à Empresa.

Advogado Autônomo
• Cargo: Advogado
• Atuante nas mais diversas áreas do Direito, tais como Penal, Cível, Constitucional, administrativo, trabalhista etc.
• Período: 2013 – 2014

Estágio Concursado Ministério Público Estadual-CE – MPCE
• Cargo: Estagiário – 5ª Vara Criminal – elaboração de Peças Acusatórias em Geral, Recursos, atuação em Inquéritos, Recursos.
Em razão de atuação extensiva da 5ª Vara Criminal, também houve experiência no Tribunal do Júri e Auditoria Militar.
• Período: 2011-2013
• Instituição: Ministério Público do Ceará

SESED – Serviço de Solução Extrajudicial de Disputas
• Prestava serviços de conciliação e soluções extrajudiciais.

Estágio na Defensoria Púbica Estadual – CE – DPCE
• Cargo: Estagiário – 4ª Vara Criminal – elaboração de Defesas Criminais em Geral.
• Período: 2011
• Instituição: Defensoria Pública do Ceará