Antônio Roberto Pinto Júnior
_____________________________________________________________________________________
Brasileiro, casado, 36 anos.
Fortaleza – Ceará
Telefone: (85) 9.9754.5116 (TIM-WhatsApp)
E-mail: [email protected]

OBJETIVO

• Atuação na advocacia (gestão ou atuação em equipe).

FORMAÇÃO

Graduado em direito. Advogado regularmente inscrito na OAB/CE nº 30.146. Pós- graduando em Direito Público: Constitucional, administrativo e tributário (em fase final de entrega do trabalho de conclusão).

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

• Dezembro/2020 – Escritório de advocacia

Cargo: Advogado pleno

Atuação em elaboração de todos os tipos de petições e recursos, bem como análise de contratos. Atuação no direito civil, família, consumidor, trabalhista. Prestação de assessoria aos clientes, com atendimento para tratar das demandas, participação em audiências, tanto no judiciário quanto no âmbito administrativo dentre outras atividades correlatas a advocacia.

• Agosto/2019 – Novembro/2019 – Empresa de prestação de serviços públicos

Cargo: advogado pleno

Atuação em assessoria no âmbito de licitações para contratação com serviço público. Defesa em processos licitatórios mediante apresentação de impugnações de editais ou recursos. Impetração de mandados de segurança. Participação em certames, na defesa da empresa. Despachos junto ao Tribunal de Contas do Estado.

• Janeiro/2019 – Agosto/2019 – Rocha, Marinho e Sales Advogados Associados
Cargo: Advogado Pleno carteira estratégica
Principais atividades: Atuação em carta de clientes estratégicos do escritório, em demandas com risco acima de R$ 1 Milhão de reais. Demandas nos Tribunais Superiores. Intermediação dos trabalhos entre o escritório e o cliente. Empreendimento de esforços no sentido de assegurar que todos os trabalhos sejam realizados com máxima eficácia. Controle de recepção de honorários com base no envio de relatório mensal ao setor de faturamento para envio ao cliente. Atualização dos textos de peças e otimização constante. Acompanhamento de processos. Tipos de demandas: Defesas, recursos e outros incidentes relacionados a processos no âmbito contratual, responsabilidade civil, construção civil, direito bancário, análise de contratos e elaboração. Atuação em defesa dos interesses de clientes pessoa física e jurídica. Defesa dos interesses de empresas de grande porte de nível nacional. Atuação na defesa de processos de construtora de porte nacional. Atuação na defesa de planos de assistência médico-hospitalar e de grandes Bancos.

• Abril/2018 – Janeiro/2019 – Rocha, Marinho e Sales Advogados Associados
Cargo: Advogado Pleno carteira estratégica
Principais atividades: Atuação em carta de cliente estratégico do escritório (Bancos), em demandas com risco acima de R$ 1 Milhão de reais. Demandas nos Tribunais Superiores. Intermediação dos trabalhos entre o escritório e o cliente. Empreendimento de esforços no sentido de assegurar que todos os trabalhos sejam realizados com máxima eficácia. Controle de recepção de honorários com base no envio de relatório mensal ao setor de faturamento para envio ao cliente. Atualização dos textos de peças e otimização constante. Acompanhamento de processos. Tipos de demandas: Defesas, recursos e outros incidentes relacionados a processos no âmbito contratual, responsabilidade civil, ações revisionais de contratos, execuções, com ênfase no direito bancário, análise de contratos. Atuação em defesa dos interesses de clientes pessoa jurídica. Defesa dos interesses de um dos maiores bancos do país, com abrangência internacional.

• Outubro/2017 – Abril/2018 – Rocha, Marinho e Sales Advogados Associados
Cargo: Ponto focal (COORDENADOR JURÍDICO – GESTOR de EQUIPE)
Principais atividades: Gestão/Liderança de equipe escritório com 15 advogados e 03 estagiários. Atendimentos as demandas do cliente. Intermediação dos trabalhos entre o escritório e o cliente. Empreendimento de esforços no sentido de assegurar que todos os trabalhos sejam realizados com máxima eficácia. Controle de recepção de honorários com base no envio de relatório mensal ao cliente. Distribuição das atividades a equipe e orientando quanto às normativas do cliente. Estabelecimento de fluxos internos e externos. Atualização dos textos de peças e otimização constante. Acompanhamento de processos. Tipos de demandas: Defesas, recursos e outros incidentes relacionados a processos no âmbito das relações de consumo, em defesa dos interesses de uma das maiores Companhias de varejo do País.

• Abril – Setembro/2017 – Rocha, Marinho e Sales Advogados Associados
Cargo: Ponto focal (COORDENADOR JURÍDICO – GESTOR de EQUIPE)
Principais atividades: Gestão/Liderança de equipe escritório com 07 advogados e 03 estagiários. Atendimento das demandas do cliente. Intermediação dos trabalhos entre o escritório e o cliente. Empreendimento de esforços no sentido de assegurar que todos os trabalhos sejam realizados com máxima eficácia. Controle de recepção de honorários com base no envio de relatório mensal ao cliente. Distribuição das atividades a equipe e orientando quanto às normativas do cliente. Estabelecimento de fluxos internos e externos. Atualização dos textos de peças e otimização constante. Acompanhamento de processos. Coordenador da equipe de advogados de um cliente que é um dos maiores Fundos de Previdência Complementar do país, integrando parte dos 13% do PIB Nacional: Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF – dos Servidores da CAIXA). As demandas da FUNCEF são as seguintes: Previdência, Trabalhista, Cíveis (Ações de execução vinculadas a empréstimos, financiamentos habitacionais etc.).

• 2016/2017 – Rocha, Marinho e Sales Advogados Associados
Cargo: Advogado Associado
Principais atividades: Responsável pela Carteira do Bradesco Financiamentos, do Grupo Bradesco, no Departamento de Recuperação de Créditos (DRC) do escritório, atuando em ações de busca e apreensão em todo país, bem assim realizando audiências de relações de consumo. Atua-se na elaboração de petições iniciais e petições diversas, no âmbito das ações de busca e apreensão.

• 2015/2015 – Girândola Comunicação e Arte Ltda. – ME
Cargo: Assessor e consultor jurídico em licitações
Principais atividades: Assessoria nos procedimentos licitatórios, com análise dos editais e participação nos certames, para prestação de serviços.

• 2015/2015 – Prefeitura Municipal de Maranguape

Cargo: Assessor Jurídico da Secretaria de Saúde de Maranguape, funcionando na Procuradoria Geral do Município.
Principais atividades: Atendimento ao público, com assistência jurídica gratuita às pessoas pobres, sem condições de pagar advogado. Elaboração de petições iniciais: Área cível: alimentos, execuções de alimentos, ações de usucapião, retificação de registos, adoção, guarda; Área Criminal: pedidos de liberdade provisória, relaxamento de prisão, habeas corpus e outros; Participação em audiências nas referidas ações. Área Administrativa: Elaboração de pareceres nos procedimentos licitatórios, pareceres das demandas internas e externas (tributárias e outras), respostas aos processos da Fazenda Municipal; Área trabalhista: atuação em audiências e elaboração de defesas nos procedimentos.

• 2014/2015 – Escritório de Advocacia Welton Cysne
Cargo: Advogado
Principais atividades: Elaboração de peças processuais: petições iniciais executivas, contestações, recursos e outros. Atuação com vistas a recuperar créditos do Banco Safra e Banco BMG.

• 2013/2014 – Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
Cargo: Apoio a gestão II (assessoria de Desembargador)
Principais atividades: Assistência em elaboração de peças processuais (decisões interlocutórias, monocráticas, acórdãos e outros), consulta à legislação, doutrina, jurisprudência.

• 2013/2013 – Escritório de advocacia Paulo Airton Albuquerque Filho
Cargo: Analista jurídico
Principais atividades: Elaboração de petições, contestações, recursos, pedidos administrativos, atendimento a clientes e outros.

• 2011/2013 – Escritório de advocacia em Salvador
Cargo: Auxiliar
Principais atividades: participação em audiências judiciais relativas a relação de consumo, nos juizados especiais cíveis e criminais de Fortaleza.

• 2010/2013 – ETUFOR – Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza
Cargo: Analista Técnico/Jurídico
Principais atividades: Elaboração de peças processuais em defesa da empresa junto ao Poder Judiciário Estadual, pareceres, ofícios, e auxílio em audiências, realização de atividades administrativas relativas ao atendimento de clientes internos e externos.

• 2002/2010 – CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará
Cargos: Técnico de Pitometria/Mecânico de hidrômetro
Principais atividades: Realização de medições de água e esgoto em todo o Estado do Ceará, com vistas a redução de perdas e custos da companhia, e desempenho de atividades burocráticas na empresa. Consertos e montagens de medidores de água, bem como auxílio no almoxarifado e na área administrativa, com certificação ISO 9001/2000.

QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS

• Curso de língua espanhola, UECE – Universidade Estadual do Ceará, concluído em 2012.
Escrita, fala e compreensão de intermediária a avançada.

Curso de língua italiana, UECE – Universidade Estadual do Ceará. Cursando o segundo semestre.

Conhecimento amplo em Excel (fórmulas), Word, Windows e internet.

CONHECIMENTO EM SISTEMAS DE CONTROLE DE PRAZOS PROCESSUAIS, DO JUDICIÁRIO E PACOTE OFFICE
• Conhecimento amplo em todos os sistemas processuais do Judiciário: PROJUDI, E-SAJ, PJE, CRETA etc.
• Conhecimento de sistemas de controle de prazos: Lysis, E-law e Percept-Vision.
• Conhecimento e utilização ampla do pacote Office (Word, Excel, Power point).

DISPONIBILIDADE DE HORÁRIOS E VIAGENS
• Total disponibilidade de horários e viagens.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

• Integrante dos Grupos de Trabalho Hermenêutica e Jurisdição Constitucional e Direito e Arte, da FANOR – Faculdades Nordeste;

• Palestra sobre filosofia – Tema: Justiça – Palestrante: Michael Sandel (professor de filosofia e pós-doutor da Universidade de Harvard – E.U.A);

• Visita as Casas Legislativas do Congresso Nacional; Visita aos Tribunais Superiores Brasília;

• Palestrante da Faculdade Nordeste – Temas: Constitucionalismo; Licitação; Justiça Ambiental e Dignidade da Pessoa Humana;

• Pesquisador – Artigos científicos publicados na Revista Acadêmica da Escola Superior do Ministério Público CE e em sites jurídicos;

• Estudante pesquisador nos diversos âmbitos do direito, com ênfase em Direito Constitucional.

• Atuação no magistério: Substituição a professores nas disciplinas de Direito Civil, Direito Penal, Direito Constitucional, Administrativo e Direitos Humanos.