Tenho atualmente 54 anos, advogo de forma autônoma desde 2020 nas áreas cível, previdenciária e criminal, desde então com causas tramitando ou tendo tramitado nos Juizados Móvel de Fortaleza, 5º JEC, 17º JEC, 18º JEC, 22º JEC, 2º JEC e comum de Caucaia e também em Varas de Família, Sucessões, Fazenda Pública de Fortaleza, 2ª Vara Cível de Pacajus, Juizados Especiais Federais em face do INSS e CEF. Antes da aprovação na OAB, fui estagiário voluntário no TJCE onde cumpri 211 (duzentas e onze) horas, no período de setembro de 2015 à julho de 2016. Também fui estagiário concursado e remunerado pelo Estado do Ceará, no período de 21 (vinte e um) meses na Defensoria Pública do Estado do Ceará, onde assessorei defensores no 9º Juizado especial Cível e Criminal, na NUDEM (Núcleo de Defesa da Mulher), NUDESA (Núcleo de Defesa da Saúde) e no setor conhecido e denominado Resposta do Réu, elaborando peças de contestações nas ações de família e supervisionado por algum dos defensores.

Minhas experiências, antes de me graduar em direito pela Faculdade FGF/UNIGRANDE e ser aprovado nos Exames da Ordem, foi trabalhar como Auxiliar Administrativo em empresa no Distrito de Maracanaú, Auxiliar de Compras, fui vendedor externo (de produtos alimentícios), tentei ser um empreendedor trabalhando por conta própria, mas sem experiência embora com muita vontade de vencer acabei falindo, tendo sobrevivido por muito pouco tempo, trabalhei em média 02 anos como moto taxista, sendo um daqueles que deu início ao movimento e que hoje após as lutas e opressões sofridos tanto pelo Governo Municipal e pela classe dos taxistas, venceram e hoje é uma realidade sendo uma profissão regulamentada, trabalhei como motociclista para empresas terceirizadas da Companhia Energética do Ceará (COELCE), acompanhando eletricistas não habilitados na execução de cortes e religação de energia nas casas dos consumidores, fiz curso de montagem e manutenção de computadores, mas devido à falta de prática, desaprendi tudo, fiz curso de manutenção e montagem de redes de baixa e média tensão no SESI sendo contratado quase de imediato após a conclusão do curso, para trabalhar em uma das empresas terceirizadas a serviço da COELCE, em 2008 fiz curso de eletrotécnico onde passei de eletricista para eletrotécnico, na mesma empresa onde trabalhei e por fim, como bem iniciei esse parágrafo, me graduei em direito, mesmo já estando com 45 anos de idade. Era um sonho que só me foi possível realizar nesse tempo, por isso, não desperdicei a oportunidade de graduação financiado pelo FIES, “meti as cara” como diz o ditado popular, embora hoje esteja inadimplente com o Fundo Garantidor, mais isso é outra questão.

Quanto a Cursos, estágios e congressos, seguem abaixo as principais, faltando talvez 02 que participei no ano passado e não atualizei ainda.
– Estágio voluntário no TJCE/5º JEC, 211 horas, setembro de 2015 a julho de 2016.
– Estágio, por 21 meses, na Defensoria Pública do Ceará. 2017/2018.
– Curso Capacitação em Saúde Suplementar (DPG/CE). 2018.
– II Congresso cearense de Direito do Consumidor. 2019. ESA/CE.
– Curso Introdução ao Direito do Consumidor. ILB. 2018.
– Curso LGPD. Lei Geral de Proteção de Dados. Aplicações e Boas Práticas. 2021. UNIEDUCAR.
– Treinamento Avançado Expert em Audiências (EAD)- Turma VIII. (em andamento), Ava Brasil Educação.
– Inglês. Wise Up.

No que se refere ao curso de inglês citado acima, essa é uma paixão que sempre estudei e estudo, desde 2010, de forma autodidata. Quando cheguei ao ponto de reconhecer por mim mesmo que o que já tinha aprendido sozinho se fazia necessário buscar ajuda de especialistas, em uma instituição de ensino, pesquisei basta e acabei me matriculando no curso WISE UP. Devido a algum conhecimento já adquirido por mim no inglês, fui submetido a uma avaliação para saber em qual nível eu poderia iniciar. Segundo os avaliadores e a administração do curso, se fazia necessário ou possível que eu começasse a partir do nível intermediário.

Isso foi em meados do ano 2019, contudo, após o primeiro semestre de aulas e até apresentação de trabalho em inglês, fui ou fomos, pois não aconteceu só comigo, obrigados a suspender o curso, devido à crise sanitária instalada no mundo e o Lockdown imposto pelos Governos. A administração até tentou pedindo para que eu desse continuidade de forma virtual, mas me recusei, pois, o meu principal motivo de fazer um curso de inglês presencial era o contato direto, para poder ouvir e falar com alguém, meus colegas e professor, sem recurso digitais.

No meu entendimento, dar continuidade a um curso no forma EAD não seria a mesma coisa. Por isso, e com base na avaliação a que fui submetido, posso dizer que meu nível de inglês é intermediário, onde tenho prática na leitura e na escrita, ficando um pouco a desejar, embora eu continue praticando diariamente, na pronuncia e no listen.

Minhas habilidades/responsabilidades no direito posso dizer que são a elaboração e protocolo de peças processuais, quer sejam no sistema saj Ceará, Pje estadual, Federal e também na análise de dados e informações e Pesquisas de jurisprudência. Trabalhar de forma autônoma não nos possibilita adquirir novas tecnologias que tem altos custos se tornando inviável para quem tem poucos demandas em relação a grandes empresas ou escritórios.

Dito isso, finalizo complementando que Busco utilizar as minhas experiências profissionais, não só no direito, para aumentar a eficiência da advocacia e do escritório ou empresa ao qual trabalharei, objetivando adquirir prática, conhecimento, reconhecimento e muitas causas ganhas nos Tribunais pátrios e quem sabe, também no exterior. As oportunidades são muitas só precisando que nós estejamos preparados para recebe-las ou abraça-las.

PS: Tenho preferência por trabalhos de meio período (manhã), presencial ou remoto, que me possibilitarão continuar patrocinando aqueles ao qual já iniciei ou iniciarei.

Meu e-mail: [email protected]
Telefone/whatsapp: (85) 99823-2302
Facebook e Instagram: advzacariaslacerda