Conselho Pleno da OAB-CE aprova criação da Subsecção do Litoral Oeste

Durante a 3ª Sessão Extraordinária, realizada nesta segunda-feira (06/09), o Conselho Pleno da OAB Ceará protagonizou um momento histórico: a aprovação da criação da Subsecção do Litoral Oeste, sediada em Caucaia, com 37 votos favoráveis. A iniciativa, que era uma reivindicação dos advogados e advogadas da região, reforça o papel de interiorização da OAB-CE nesta gestão. Clique aqui e confira na íntegra a resolução nº08/2021 que estabelece a criação da subsecção.

Na ocasião, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, destacou que “neste momento, estamos fazendo história. Essa decisão irá facilitar o trabalho da OAB na região, já conversamos com o presidente da OAB na Região Metropolitana de Fortaleza, Parahyba Neto, e ele também acredita na importância de se haver uma subsecção oeste. A votação favorável mostra apoio e incentivo a toda a advocacia da localidade. Vamos seguir juntos e trabalhando para colher mais frutos positivos”.

O requerimento foi de autoria do advogado e vice-presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA/CE), Wyllerson Matias. “A microrregião existente no entorno do Município de Caucaia conta com um número expressivo de advogados e advogadas militantes, os quais clamam pela imediata criação e instalação de uma Subsecção na região. A aprovação é mais uma vitória para advocacia”, disse Wyllerson Matias.

O processo nº 5064/2021-0, contou com a relatoria do conselheiro estadual, Daniel Mariz. “Através da proposta, a subsecção passará a englobar os municípios de Caucaia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste e São Gonçalo do Amarante. Dessa maneira, estamos amparando e ofertando melhores condições aos advogados e advogadas que labutam na região”, disse o relator.

O conselheiro estadual e advogado da região de Caucaia, Djalro Dutra, durante a votação, acrescentou que “eu atuo na região há quase 30 anos e sei da importância da criação da Subsecção. O município de Caucaia já merecia ter uma estrutura dessa para a advocacia, por isso sou totalmente favorável à decisão”.

Além disso, o requerente do processo, que é advogado militante da região, Wyllerson Matias, foi nomeado como presidente da diretoria provisória da Subsecção. “Fico muito honrado com a oportunidade e sei da missão que teremos pela frente. Agradeço o apoio da OAB-CE, onde faço na pessoa do presidente Erinaldo Dantas, e de todos os conselheiros que votaram em favor da criação. Recebi também muito apoio do presidente da Subsecção Região Metropolitana de Fortaleza, Parahyba Neto, que foi totalmente sensível ao momento e tenho certeza que estaremos sempre buscando trabalhar em prol de mais benefícios à região”, disse.

SEDE EM CAUCAIA

No dia 01/09, durante a solenidade de homenagem à advocacia, realizada na Câmara Municipal de Caucaia, foi anunciado pelo prefeito de Caucaia, Vitor Valim, o terreno cedido para a criação da sede própria. Na oportunidade, estiveram presentes, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas e o presidente da OAB Subsecção Região Metropolitana de Fortaleza, Parahyba Neto. Clique aqui e confira como foi o anúncio.

O prédio próprio da nova sede, em Caucaia, se chamará “Waldir Xavier”, em homenagem ao pai do advogado, Waldir Xavier Lima Filho. “Fico muito feliz e honrado de saber que meu pai será homenageado. Sou de Caucaia e já moramos no mesmo terreno que será construído o prédio. A minha história e a história do meu pai se mesclam com a região”, disse.

Conforme portaria Nº 84/2021, a diretoria provisória da Subsecção do Litoral Oeste será composta por:

Presidente: Wyllerson Matias Alves de Lima – OAB/CE 13.975
Vice-Presidente: Francisco Nivaldo de Moraes Pessoa – OAB/CE 23.471