SEMINÁRIO: ATUAÇÃO JURÍDICA SOB PERSPECTIVA DE GÊNERO

Na manhã do dia 27 de Março de 2024, na Sede da OAB Subsecção Cariri Oriental, foi realizado o Seminário: Atuação Jurídica Sob Perspectiva de Gênero, o qual aconteceu com o objetivo de compreender o protocolo criado pelo CNJ para julgamento com perspectiva de gênero. O evento buscou despertar o conhecimento sobre a questão, evitando avaliações baseadas em estereótipos e preconceitos existentes na sociedade, promovendo uma postura ativa de desconstrução e superação de desigualdades, bem como a discriminação de gênero. O referido Seminário contou com a apresentação de três painéis, sendo eles: Painel 1 abordou o tema: Desigualdade de Gênero: as mulheres e os espaços de poder, teve como Debatedoras, a Dra. Christiane Leitão, Advogada, Vice-Presidente da OAB/CE e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/CE, Dra. Albanita Martins, Advogada e Vice-Presidente da OAB Subsecção Cariri Oriental, e como mediadora a Dra. Aguida Landim, Advogada e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/CE Subsecção Cariri Oriental.
O painel 2 abordou o tema: Feminicídio: a maior epidemia do Brasil, que teve como Debatedoras, Dra. Anna Carolyna Almeida, Promotora de Justiça da Comarca do Barro/CE, Dra. Neli Almeida, Advogada criminalista e Diretora da OAB Subsecção Cariri Oriental, e como mediadora a Dra. Alexandra Felinto, Advogada da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Brejo Santo.
O painel 3 abordou o tema: Violência processual e valoração da prova no processo de família, que teve como Debatedoras, a Dra. Mariana Pedrosa, Advogada, Professora, Conselheira Estadual da OAB/CE e Vice-Presidente da comissão especial de direito das sucessões da OAB Nacional, Dra. Aguida Landim, Advogada e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/CE Subsecção Cariri Oriental, e como mediadora a Dra. Albanita Martins, Advogada e Vice-Presidente da OAB Subsecção Cariri Oriental.
Antes do seminário, houve tomada de compromisso e juramento da nova Advogada, Dra. Lohana Nayerli Ferreira Matos, que contou com a presença do Presidente de OAB Subsecção Cariri Oriental Dr. Vicelmo Sales, do Presidente de OAB Subsecção Juazeiro do Norte Dr. Francivaldo Lemos, Delegado Regional de Polícia Cívil, Dr. Robeilton Amorim e de representantes da sociedade, do Poder Legislativo e Executivo.