– No ano 2000 a OAB homenageou com a Medalha Advogado Padrão os advogados José Adriano Pinto, José Alberto Rôla, José Ribamar da Silva, Tarcila Margarida Zaranza de Carvalho, Tarcisio Leitão de Carvalho, Wagner Barreira Filho e Welton Coelho Cysne.

– Realizou de 11 a 13 de agosto de 2000 a I Conferência dos Advogados do Ceará. Temas: Acesso à Justiça, A Ética na Profissão, A Prática Forense, A Formação de Novos Advogados e A Reforma do Poder Judiciário.

– Em 2001 a Medalha Advogado Padrão foi outorgada aos seguintes advogados: Moacir de Sousa Oliveira, Antônio Francisco de Albuquerque, Carlos Roberto Martins Rodrigues e Elza Rodrigues Bernardino.

• Impetra Ação contra a TIP – Taxa de Iluminação Pública.
  • Inicia Campanha pelo Acesso à Justiça.

– Realiza no período de 16 a 18 de outubro de 2002 a II Conferência do Advogado Cearense. Tema: a Cidade e o Advogado.

– No dia 15 de agosto de 2002, no Caesar Park, nas comemorações do dia do advogado, aconteceu a entrega da Medalha Advogado Padrão. Os indicados foram os Drs. Raimundo de Oliveira Borges, Luís Cruz de Vasconcelos, Agamenon Frota Leitão, Donato Ângelo Leal, José Cordeiro Damasceno, Stênio Rocha Carvalho Lima, Francisco Clayton Pessoa de Queiroz Marinho e Moacir Macedo de Albuquerque.

– Inicia luta pela retomada dos dois expedientes no Fórum Clóvis Beviláqua.

– No dia 27 de agosto de 2003, a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará homenageia a OAB nos seus 70 anos.

– Em 11 de agosto de 2004, é lançado no Centro Cultural Oboé, o Pré- Memorial do Advogado Cearense.

– No ano de 2003 no Hotel Vila Galé, oito advogados foram agraciados com a Medalha Advogado Padrão. Foram eles: Cláudia Maria Martins de Saboya, Dionísio Torres Filho, Francisco Freitas Cordeiro, José Américo Catunda Timbó, José Guedes de Campo Barros, Pedro Maia, Raimundo Meira Barbosa, Samir Youssef Jereissati.

– No dia 13 de agosto de 2004, no Náutico Atlético Cearense, na festa do Dia do Advogado, a OAB homenageou com a Medalha Advogado Padrão, os advogados Célio Loureiro Cavalcante, José Geraldo Eugênio Saraiva, José Magno Campos Pinto, Raimundo Bezerra Falcão, João Holanda Gondim e Rafael Arcanjo Soares Araújo.

– Em 2004 no dia 19 de agosto, o Pleno do Tribunal de Justiça concede liminar à ação da OAB que questionou o IPTU.

– A Medalha Advogado Padrão-2005, cuja solenidade aconteceu no dia 12 de agosto de 2005, no Náutico Atlético Cearense, a OAB homenageou os advogados Reinaldo da Costa Moreira, Thomaz Pompeu Gomes de Matos, José Ernani Gurgel Viana, Maria de Salete Castelo de Amoreira, Jacirema Leda Moreira e Francisco de Assis de Freitas Cavalcante.

– Em 2005 no mês de dezembro é feito o lançamento da Campanha Nacional em Defesa da República e da Democracia.

– É realizada no dia 11 de maio de 2006, a primeira eleição (consulta) para escolha de desembargador. Foi um marco na história da OAB-Ceará e considerada a “Festa da Democracia”.

– No ano de 2006, em solenidade realizada na FIEC no dia 17 de agosto, a OAB prestou uma homenagem conferindo a comenda Medalha Advogado Padrão aos advogados João Alberto Mendes Bezerra, Maurício Osório Costa, Maria Madalena Pontes, José Danilo Correia Mota, Alberto Cardoso Moreno Maia, Roberto Luís de Sousa Montenegro e Alfran Peixoto.

– A OAB obtém liminar em ação contra cobrança ilegal de Contribuição Sindical das Sociedades de Advogados.

– A maior comenda da OAB-Ceará, a Medalha Advogado Padrão, no ano de 2007, em solenidade realizada na FIEC no dia 9 de agosto, foi conferida aos advogados Geraldo Alves Quesado, Marcos Roberto Rodrigues Monte e Silva, Francisca Vânia Ildefonso Campos, José Maria Rios e Samuel Gueiros Pessoa.

– Em março de 2008, a Assembléia Legislativa do Ceará presta homenagem à OAB pelo transcurso dos seus setenta e cinco anos.

– A solenidade de entrega da Medalha Advogado Padrão do ano de 2008 foi realizada no Hotel Marina Park e homenageou os advogados Benedito de Paula Bizerril, Everardo Moysés Ferreira, José Waldir de Castro, Neuzemar Gomes de Moraes e Sílvio Braz Peixoto da Silva.

– É feito no Ideal Clube, em 27 de novembro de 2008, o lançamento do livro “OAB-75 Anos de História”.

– Realizou nos dias 7 e 8 de abril de 2009 , o 4º Congresso Nacional de Direito Ambiental, em parceria com o Instituto Brasileiro de Advocacia Empresarial. O tema central foi: “Direito Ambiental Paradigmas, Desafios e Perspectivas”.

– Em 2009, último ano da década de 2000, a OAB-Ceará, nas comemorações do Dia do Advogado, conferiu a comenda Medalha Advogado Padrão aos seguintes advogados: Meton César de Vasconcelos, Francisco Ivan Rodrigues Mendes, Amadeu Gomes de Barros Leal Filho, Máximo Henrique Fortinho de Miranda Sá e à advogada Paula Francinete Benício Borges.