Sede 01 da OAB-CE

Ano 1933. O calendário indicava sete (um sábado) de janeiro. O relógio da Coluna da Hora da Praça do Ferreira– construída na administração (1933/1934) do advogado Raimundo Girão (que nos anos 40 viria a ser 1º Secretário da OAB), assinalava quatorze horas. Fazia muito calor em Fortaleza naquele dia, confidenciou- nos o Dr. Clodoaldo Pinto, ainda na década de 60, na sua residência na Av. Tristão Gonçalves, nº 135. Temperatura por volta dos 30 graus. Havia no lado norte da referida Praça um prédio antigo, sobrado com três frentes: uma para a Rua Pará, outra para a Rua Floriano Peixoto e outra para a Rua Guilherme Rocha ou Praça do Ferreira. Era conhecido como o Solar do Pachecão (Francisco José Pacheco de Medeiros), adquirido pela Prefeitura em 1831, em frente – nos dias atuais – ao Edifício Sul América. O sobrado tinha sido construído em 1825.

Ali funcionava a sala de audiências do Foro da Comarca de Fortaleza. Nela se encontravam reunidos os Drs. Edgar Cavalcante de Arruda, José Martins Rodrigues e Clodoaldo Pinto, advogados militantes e de alto conceito profissional em Fortaleza. Exibiram-se os ofícios que haviam recebido do Conselho Superior do Instituto dos Advogados do Ceará, em que eram nomeados para compor a Diretoria Provisória da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. O Dr. Edgar de Arruda foi eleito por seus dois colegas, Presidente da Diretoria. Assumiu a presidência e declarou instalada a Diretoria Provisória da OAB, indicando para Secretário o Dr. Clodoaldo Pinto.

Ata de criação

O livro histórico reúne cerca de 150 páginas escritas à mão, com os primeiros registros da Ordem cearense de 7 de janeiro de 1933 a 15 de setembro de 1941. A ata foi assinada e rubricada em todas as páginas pelo presidente da época, Edgar de Arruda. A diretoria da OAB Ceará, representada pelo presidente Erinaldo Dantas; a vice-presidente Christiane Leitão; o secretário-geral David Peixoto; o secretário-geral adjunto Rafael Ponte; e a tesoureira Camila Fernandes, registraram um momento histórico com a Ata de criação da Seccional em mãos. O registro foi feito na sala da presidência no dia 28 de janeiro, após anos sem conhecimento do documento. Clique e confira a matéria. (https://oabce.org.br/historia/diretoria-da-oab-ceara-celebra-momento-historico-com-ata-de-criacao-da-seccional/)