– Durante toda a década de quarenta, a OAB continuou no aprimoramento de sua organização e defesa dos advogados.

– Na sessão do dia 9 de setembro de 1942, por proposta do conselheiro Virgilio Firmeza, é inserido na ata o texto do telegrama enviado ao Governo da República, referente ao afundamento pelos nazistas de navios brasileiros.

Texto do telegrama:

“Tendo realizado ontem sua primeira sessão ordinária, após graves intensos acontecimentos de que resultou declaração estado de guerra nações eixo, Ordem dos Advogados Brasil Secção Ceará pela unanimidade seu Conselho Diretor e interpretando sentimentos indiscrepantes numerosa classe advogados este Estado, deliberou reafirmar vossencia todo seu apoio irrestrita solidariedade decidida colaboração nesta hora histórica em que, desagravando honra Nacional ultrajada hediondo crime nazista, perpetrado todos requintes perversidade, contra centenas vidas brasileiras, em nossas próprias águas territoriais, vossencia coloca definitivamente nossa Pátria ao lado nações unidas, na sua gigantesca luta para eliminar do mundo odiosa política agressão internacional, incompatível consciência jurídica povos democráticos (a) Olinto Oliveira – presidente”.

– Defendeu com veemência os advogados Jáder Moreira de Carvalho e Fidélis Alves da Silva. O primeiro foi preso por questões políticas e o segundo foi preso por ordem do Interventor Federal. A defesa do Dr. Fidélis foi feita pelo advogado Clodoaldo Pinto, indicado pelo Conselho da OAB, em sessão de dois de fevereiro de 1944. O caso teve grande repercussão no Estado. A defesa feita pelo Dr. Clodoaldo Pinto virou um livro. O episódio ficou conhecido como o “CASO FIDÉLIS).