Assembléia Geral Eleitoral: 10.09.1939

Para o biênio 1939/1941, a Assembléia Geral foi marcada para o dia 10 de setembro de 1939, às oito horas da manhã, e foi realizada na sede da OAB, na Rua Pedro Pereira, 362 altos, no centro de Fortaleza.

CONSELHO ELEITO:

1. José Pires de Carvalho (substituído por Ademar do Nascimento Fernandes Távora
  2. Raimundo Girão
  3. João Jorge de Pontes Vieira
  4. José Mateus Gomes Coutinho
  5. Edgar Cavalcante de Arruda
  6. Francisco de Alencar Matos
  7. Humberto Fontenele da Silveira (substituído por José Ibiapina Siqueira)
  8. Heribaldo Dias da Costa
  9. Olinto Oliveira
  10. Virgilio Firmeza
  11. Clóvis Barreira Fontenelle
  12. Raimundo Gomes Guimarães
  13. Raimundo Osvaldo de Aguiar
  14. Gentil Barreira (substituído por Jacinto Botelho)
  15. Guilherme Sátiro Rabelo.

DIRETORIA:

• José Pires de Carvalho – Presidente (posse: 15.09.1939)
  • Clóvis Barreira Fontenelle – Vice-Presidente
  • Raimundo Girão -1º Secretário
  • José Mateus Gomes Coutinho – 2º Secretário
  • Virgílio Firmeza – Tesoureiro

OBS: O Instituto dos Advogados do Ceará (IAC) não fez a indicação dos seus representantes, cabendo à Assembleia Geral Eleitoral a eleição do Conselho Seccional na sua totalidade, 15 conselheiros.

MODIFICAÇÕES NO CONSELHO SECCIONAL

– Em data de 3 de setembro do ano de 1940, renuncia ao cargo de conselheiro, o Dr. Humberto Fontenele da Silveira sendo eleito seu substituto o Dr. José Ibiapina Siqueira que tomou posse na sessão de 19 de setembro de 1940. Também na sessão de 3 de setembro é lido o pedido de renúncia do presidente José Pires de Carvalho. Foi eleito para substituí-lo no Conselho, o advogado Ademar do Nascimento Fernandes Távora. Com a renúncia do presidente da OAB, José Pires de Carvalho, o Conselho Seccional elegeu para seu substituto o conselheiro Clóvis Barreira Fontenelle que tomou posse no mesmo dia, 3 de setembro de 1940. Com a eleição do Dr. Clóvis Barreira Fontenelle para a presidência já que ele era o Vice-Presidente, ficou vago o cargo de vice-presidente. Foi eleito, então, o conselheiro João Jorge de Pontes Vieira. Na sessão do dia 26 de setembro de 1940, renuncia somente ao cargo de 1º Secretário, o conselheiro Raimundo Girão sendo eleito para substituí-lo o conselheiro José Mateus Gomes Coutinho, ficando vago o cargo de segundo secretário. Eleito, então, para este cargo o conselheiro Guilherme Sátiro Rabelo. Assim, em 26 de setembro do ano de 1940, a nova Diretoria do Conselho Seccional, biênio 1939/1941, constava da seguinte composição:

• Clóvis Barreira Fontenelle – Presidente
  • João Jorge Pontes Vieira – Vice-Presidente