Assembléia Geral Eleitoral: 07.09.1941

CONSELHO ELEITO:

1. Edgar Cavalcante de Arruda (substituído por Virgílio de Morais que foi substituído pelo Dr. Francisco Olavo de Sousa)
  2. Olinto Oliveira
  3. José Pires de Carvalho (substituído por João Ribeiro Araripe de Faria)
  4. Francisco de Alencar Matos (substituído por José Teles da Cruz)
  5. Raimundo Gomes Guimarães (substituído por Gentil Barreira)
  6. José Ibiapina Siqueira (substituído por José Vitor Ferreira Nobre)
  7. João Jorge Pontes Vieira (substituído por Vicente Ferreira de Arruda Coelho)
  8. Virgílio Firmeza
  9. Guilherme Sátiro Rabelo
  10. Francisco Álvaro Ferreira Costa
  11. Humberto Fontenele da Silveira (substituído por Cândido da Silveira)
  12. Renato Carvalho
  13. Lourival Corrêa Pinho
  14. Eduardo Ellery Barreira
  15. Antonio Barros dos Santos
  16. Raimundo Girão (substituído por Ademar do Nascimento Fernandes Távora)
  17. Madaleno Girão Barroso
  18. Jacinto Botelho de Sousa
  19. Jáder Moreira de Carvalho
  20. Vinicius Ribeiro
  21. Dolor Uchoa Barreira (substituído por Wagner Turbay Barreira).

A posse do Conselho e a eleição da Diretoria foram marcadas para o dia 15 de setembro de 1941, na Sede da OAB, na Rua Pedro Pereira, 362 altos. Após a posse do Conselho Seccional, foi processada a eleição da Diretoria. Conferidos e contados os votos, verificou-se o seguinte resultado: Para presidente empate entre os conselheiros José Pires de Carvalho e Edgar Cavalcante de Arruda, nove votos cada um e o conselheiro Olinto Oliveira, 1 voto. Para vice-presidente foi eleito com 12 votos o conselheiro Olinto Oliveira. Para 1º Secretário foi eleito o conselheiro Antonio Barros dos Santos, com 13 votos. Após a eleição, assume a presidência dos trabalhos, na qualidade de vice- presidente eleito e já empossado, o Dr. Olinto Oliveira. Em razão do empate para o cargo de presidente, foi marcada uma nova reunião para o dia 17 de setembro, ocasião em que seria eleito também o 2º Secretário. No dia dezessete, no mesmo local, às dezenove horas e trinta minutos, aconteceu a reunião do Conselho Seccional, previamente marcada. O Presidente Olinto Oliveira, explicou a finalidade da reunião. Após a distribuição das cédulas de votação, contados e conferidos os votos, verificou-se o seguinte resultado: Presidente: Olinto Oliveira 13 votos e Edgar Cavalcante de Arruda, 6 votos. 2º Secretário: Jacinto Botelho, 14 votos, José Ibiapina Siqueira, 2 votos, Guilherme Sátiro Rabelo, 2 votos e Raimundo Gomes Guimarães, 1 voto. O Dr. Olinto declarou que, em face de sua eleição para presidente, ficava vago o cargo de vice-presidente, cuja eleição iria ser processada de imediato. Após a eleição o resultado foi: Vice-Presidente: Eduardo Ellery Barreira, 10 votos (eleito) e Humberto Fontenelle da Silveira, 9 votos, ficando a diretoria com a formação a seguir:

DIRETORIA:

• Olinto Oliveira-Presidente (posse: 17.09.1941)
  • Eduardo Ellery Barreira-Vice-Presidente
  • Antonio Barros dos Santos-1º Secretário
  • Jacinto Botelho de Sousa-2º Secretário
  • Lourival Corrêa Pinho-Tesoureiro

OBS: O Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), não fez a indicação dos seus representantes, cabendo à Assembléia Geral Eleitoral, a eleição do Conselho Seccional na sua totalidade, 21 conselheiros.