A diretoria da OAB Ceará, representada pelo presidente Erinaldo Dantas; a vice-presidente Christiane Leitão; o secretário-geral David Peixoto; o secretário-geral adjunto Rafael Ponte; e a tesoureira Camila Fernandes, registraram um momento histórico com a Ata de criação da Seccional em mãos. O registro foi feito na sala da presidência no dia 28 de janeiro, após anos sem conhecimento do documento.

O livro histórico reúne cerca de 150 páginas escritas à mão, com os primeiros registros da Ordem cearense de 7 de janeiro de 1933 a 15 de setembro de 1941. De acordo com trechos da Ata, “no dia 7 de janeiro, o relógio da Coluna da Hora da Praça do Ferreira assinalava catorze horas, e o presidente da época, Edgar de Arruda, juntamente, com os advogados, José Martins Rodrigues e Clodoaldo Pinto, reuniram-se pela primeira vez para o início da instalação da OAB, no Solar do Pachecão, prédio antigo que ficava no lado norte da Praça do Ferreira. Assim, iniciava a história da nossa Ordem que há 88 anos vem trabalhando firme em prol da sociedade e advocacia”. Leia o texto na íntegra clicando aqui. (https://oabce.org.br/historia/o-comeco/instalacao-da-oab-ce/)

O presidente da Ordem Alencarina, destacou a importância do momento. “É muito emocionante ter em mãos a ata de criação da OAB Ceará, a verdadeira Certidão de nascimento da nossa instituição. Sem dúvida, é um momento muito especial que nos mostra todo o cuidado e atenção destinado à Ordem, desde a sua primeira hora de criação. Valorizar a história é fundamental”, comentou.

Pensando na importância de manter a história preservada e zelar pela manutenção de documentos e outros objetos antigos, a diretoria da OAB Ceará na gestão 2022/2024 instituiu o Grupo de trabalho de resgate da memória da instituição, encabeçado pelo membro honorário vitalício, Hélio Leitão.

Álbum Ata de criação da Seccional https://www.flickr.com/photos/oabce/albums/72177720296903415