Na última quarta-feira (14), a Comissão da Mulher Advogada da OAB Subsecção Região Metropolitana de Fortaleza, junto com o Conselho Municipal do Direito da Mulher de Maracanaú e alguns representantes da sociedade civil, realizaram uma ação em alusão ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. A ação ocorreu em frente ao North shopping Maracanaú e na Avenida V.

Na ocasião foram entregues panfletos com informações sobre a Lei 11.340/2006 (Maria da Penha), bem como a explicação dos tipos de violência e a rede de apoio, quem as mulheres podem procurar caso sejam vítimas de violência e etc. A Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subsecção Região Metropolitana, Leonor Guilherme, informa que a ação foi de suma importância, uma vez que “serviu para informar a sociedade a importância do Agosto Lilás, a existência da lei e os tipos de violência , bem como para conscientizar e prevenir a violência contra a mulher”, informa.

Leonor Guilherme salienta que ações e políticas públicas podem diminuir os casos de violência contra as mulheres. Como exemplo, ela diz que “é de extrema importância começarmos com educação, levar para a comunidade informações relacionados a lei, é muito importante o trabalho do poder público quanto aos seus órgãos, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para receber e proporcionar o apoio e ajuda que as vítimas necessitam”, finaliza.