No último dia 23 de março, a Comissão da Mulher Advogada da OAB Subsecção Inhamuns, realizou, na sede da Subsecção, um curso de capacitação para enfrentamento à violência contra a mulher, com o objetivo de preparar as autoridades do município para as pautas que envolvem a segurança das mulheres. O evento contou com o apoio da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), da Comissão da Mulher Advogada da OAB Ceará e da OAB Subsecção Tauá. 

O preparatório trouxe palestrantes para debater sobre temas relevantes, como o sistema de proteção aos direitos da mulheres, a violência de gênero, violência doméstica, violência institucional, os fatores de risco da violência de gênero, e ainda, uma palestra sobre “O protocolo para julgamento com perspectiva de gênero do CNJ”, ministrada pela juíza titular 2ª Vara Criminal da Comarca de Tauá, Carliete Palácio. 

Nair Freitas, presidente da Comissão da Mulher Advogada OAB Subsecção Inhamúns, comentou sobre o objetivo da iniciativa. “Nossa intenção foi de capacitar as entidades de rede de proteção de enfrentamento à violência doméstica como a Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Mulher, Patrulha Maria da Penha e pessoas do sindicato envolvidos com este trabalho. Pudemos atualizá-los sobre a Lei Maria da Penha, que sempre tem novas modificações, ver quais casos que funcionam, como agir em situações de violência, entre outras situações”, explicou. 

“Na oportunidade, foi também lançado pelo município de Tauá, a ‘Campanha do Escudo Protetor’, que surgiu a partir da sensibilidade que as autoridades do município tiveram para aquela mulher que nem sempre tem um batom vermelho para fazer um ‘X’ na mão para pedir ajuda numa farmácia ou em um local público. Por isso, o município irá treinar os comércios, farmácias e locais públicos para que quando uma mulher feche a mão direita e que no peito, simbolizando um escudo, todos entendam que este é um pedido de ajuda”, concluiu.