Na última terça-feira (24), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Erinaldo Dantas, conduziu importante solenidade de outorga da Medalha Advogado Padrão 2024, em Brejo Santo. O evento, sediado no auditório da sede da Subsecção Cariri Oriental contou com a presença dos homenageados, advogados, autoridades e diretores de Subsecções.

A Medalha Advogado Padrão de 2024 foi entregue a três personalidades, Francisco Edilzo dos Santos, Sebastião Furtado Alves e José Osmar Nicodemos de Lucena, que, por mais de 30 anos, atuaram de forma exemplar no exercício de suas atividades jurídicas.

Em seu discurso, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, enalteceu os homenageados que “enobrecem a nossa profissão e merecem ser condecorados como ‘padrão’ para que todos os outros sigam seus exemplos”. Ele também destacou a importância da interiorização das ações da Ordem para os profissionais que atuam fora da capital: “Nosso compromisso é fortalecer a advocacia no interior do estado. Um exemplo é a nossa Central de Coworking, que beneficia os colegas que chegam do interior em Fortaleza e contam com espaço completo para trabalhar com comodidade. Hoje, o interior tem recebido muito mais investimentos do que a capital. Nosso objetivo é garantir que todos os advogados, independentemente de onde estejam, tenham estrutura e suporte adequados para exercerem a profissão”, ressaltou.

Durante o evento, o presidente da subsecção Cariri Oriental, Vicelmo Sales, agradeceu a presença da diretoria e destacou sua felicidade em mais uma outorga de Medalha de Advogado Padrão, gerando representatividade para a advocacia local. “Gostaria de agradecer a esses colegas advogados que hoje são agraciados pela Medalha Advogado Padrão, e que tanto já contribuíram para o sistema da OAB e para toda a sociedade. Fico muito feliz em poder estar realizando mais uma entrega desta medalha para advogados que, de fato, são exemplos para nós jovens advogados e para toda a advocacia em geral”, disse.

O secretário-geral da OAB-CE, David Sombra, enfatizou que a experiência e a juventude andam lado a lado na advocacia e aconselhou aos mais jovens. “Espelhem-se nos advogados mais experientes, pois eles têm muito a ensinar à jovem advocacia. A cada ano, nossa profissão se fortalece com a chegada de novos profissionais, que trazem renovação e energia. Uma classe forte é, sem dúvida, sinônimo de uma sociedade forte e mais justa”, finalizou.

Um dos homenageados, Sebastião Alves, expressou sua emoção ao receber a condecoração. “Recebo esta comenda com profunda gratidão e satisfação, honrado pelo reconhecimento de meus 30 anos de contribuição ininterrupta à advocacia. Agradeço à minha família, que sempre esteve ao meu lado, e ao presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, pelo apoio e pela confiança ao longo dessa caminhada”, agradeceu.

Na ocasião, também foi realizada prestação de compromisso para a entrega de carteira da OAB ao advogado Vitor Pereira dos Santos. A vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, exaltou o exercício profissional para garantia de Direitos da sociedade. “A advocacia é uma das mais importantes colunas de sustentação da justiça. Hoje, ao celebrarmos a posse de um novo advogado, reafirmamos o valor dessa profissão, que exige ética, resiliência e um compromisso incansável com a defesa dos direitos e garantias fundamentais. Ingressar na advocacia é assumir um papel de destaque na sociedade, sendo a voz daqueles que precisam de justiça”, salientou.

Também estiveram presentes no evento o diretor tesoureiro adjunto, Thiago Morais, os demais membros da diretoria da subsecção Cariri Oriental, a vice-presidente, Albanita Cruz Martins Moreira, o secretário-geral, Clistenes Figueira, e o tesoureiro, Rommel Ramalho Leite, além do presidente da OAB Juazeiro do Norte, Francivaldo (Vavá) Lemos, o presidente da ESA Cariri Oriental, Felipe Furtado.