A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará comunica, neste domingo (12/1), com muito pesar, o falecimento do ex-presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), o alagoano Marcello Lavenère Machado.
Figura marcante na história da advocacia brasileira, Marcello era membro vitalício do Conselho Federal da OAB, advogado e consultor jurídico em Brasília. Também dedicou sua vida ao ensino, atuando como professor de Direito Civil na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público.
Durante sua trajetória, o advogado se destacou o ela defesa da democracia e da justiça social. Marcello Lavenère se tornou nacionalmente conhecido por ter, como presidente do Conselho Federal da OAB, assinado o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Ele também deixou seu legado à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, onde se dedicou à análise das reparações às vítimas da ditadura militar, atuando em favor dos perseguidos políticos.
A presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, através de portaria nº 40/2025, decretou luto oficial por três dias, determinando que as bandeiras da Sede da Seccional e das Subseções de todo Estado permaneçam hasteadas a meio mastro durante esse período.
Leitão comenta que o membro honorário vitalício será eternamente lembrado. “O dia amanheceu triste com a perda do doutor Marcello Lavènere Machado. Um gigante da advocacia, homem comprometido com os valores constitucionais e as bandeiras da OAB. Elevou o nome da advocacia e de nossa entidade, devemos sempre lembrar de seu legado. Sua perda, além de representar uma dor imensa aos familiares e amigos, é sentida também por todos os que fazem parte do Sistema OAB Ceará”, disse.
A Ordem se solidariza com a família e amigos nesse momento de profunda dor.