Em solenidade conduzida pela presidente da OAB Ceará, Christiane do Vale Leitão, a nova diretoria e os conselheiros da OAB Vale do Jaguaribe foram empossados, na quinta-feira (6), para o triênio 2025-2027. A cerimônia ocorreu na sede da Subsecção, com a presença de autoridades e advogados da região.

Na ocasião, o advogado André Freitas, que atuou como tesoureiro da OAB Vale do Jaguaribe na gestão do triênio 2022-2024 e encabeçou a chapa “OAB Atuante e Fortalecida – Nº 20”, eleita com 223 votos (100% dos votos válidos), tomou posse como presidente da Subsecção, junto com sua diretoria, composta por: Dilberto Baltazar Chaves (vice-presidente); Raphaela Barros Gadelha (secretária-geral); Taylline da Silva Maia (secretária-geral adjunta); e Sônia Regina de Oliveira (tesoureira).

Em seu discurso, a presidente da OAB Ceará, Christiane do Vale Leitão, destacou a importância da Ordem para a advocacia cearense. “É com imensa alegria que compartilho com todos esse momento de celebração, um marco no início de um novo triênio. Este período é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a advocacia, reafirmando nossa missão de bem servir, proteger e, mais do que nunca, estar ao lado dos advogados e advogadas do Vale do Jaguaribe e de todo o Ceará. Nosso trabalho não é apenas uma responsabilidade, é um verdadeiro compromisso com a justiça e a democracia”.

André Freitas, emocionado, falou sobre sua posse e o significado do cargo. “Assumo a presidência da OAB Vale do Jaguaribe com um sentimento profundo de honra e responsabilidade. Liderar esta casa, que vai além de ser o templo da advocacia jaguaribana, é ser a pedra angular da defesa do estado democrático de direito. Este cargo transcende qualquer realização pessoal. Ele representa um compromisso solene e inalienável com a Constituição, com a justiça e, acima de tudo, com a sociedade que temos o privilégio de servir”.

Em seu último discurso como presidente da Subsecção, Richardson Reis expressou sua gratidão e confiança em André Freitas como seu sucessor. “Se eu pudesse resumir este momento em uma palavra, seria ‘Gratidão’. Agradeço a cada advogada e advogado do Vale do Jaguaribe que me confiou a honra de presidir esta Subsecção por dois mandatos consecutivos. Agradeço também aos colaboradores que formam a nossa Ordem e, especialmente, à minha família pelo apoio. A rotina deste cargo é árdua, mas confio plenamente na capacidade e na condução do André Freitas para dar continuidade ao trabalho, pois reconheço o excelente serviço prestado por ele durante o meu mandato”.

Foram empossados também os Conselheiros Subseccionais: Ana Sávia de Andrade Moura, Aurivânia Lima Nobre, Deyvison Ribeiro da Silva, Igor Luan Maia de Almeida, Rogerson Reis de Freitas, Anacleia de Sousa Lima, Diego Emmanuel Pitombeira Bandeira Regis, Fabiana de Araújo Bica, Fernanda Maria Diógenes de Almeida Feitoza, George Magno Maia Malveira, José Euvaldo Silva, Osilene Ferreira Castro, Sousanny Maria Nunes Maia Santos, Talvane Robson Mota de Moura e Ytallo Mesquita Pinto.

A solenidade contou ainda com a posse da diretoria da ESA Vale do Jaguaribe, composta por: Janine Chaves Coelho Guerreiro (presidente); Ticiana Sampaio de Almeida Abreu (vice-presidente); Larisse Gonçalves de Oliveira (secretária-geral); Deyvison Ribeiro da Silva (diretor acadêmico); e David Sousa Alencar (diretor para a Jovem Advocacia); além da diretoria da Subsecção da CAACE representada por: Fátima Wesllya Freire Oliveira (presidente); Sousanny Maria Nunes Maia Santos (primeira vice-presidente); Filipe Bezerra Catunda Campelo (segundo vice-presidente); Tiago Costa de Oliveira (secretário-geral); e Michelly Brenda Soares (secretária-geral adjunta).

Compuseram a mesa de honra: Christiane Leitão, presidente da OAB Ceará; David Peixoto, vice-presidente; Thiago Morais, secretário-geral; Francivaldo (Vavá) Lemos, secretário-geral adjunto; Márcio Vitor Albuquerque, diretor adjunto de prerrogativas; o então presidente da Subsecção Vale do Jaguaribe e agora Conselheiro Estadual, Richardson Reis; o presidente eleito, André Freitas; Francisco Jussier Baltazar Costa, vice-prefeito de Limoeiro do Norte; Eraldo Junior, vereador; e Francisco Ireilton Bezerra Freire, juiz eleitoral de Tabuleiro do Norte e juiz da Comarca de Tauá.

Também estiveram presentes na solenidade a procuradora-geral do município de Russas, Ticiana Sampaio de Almeida Abreu; Tiago Costa de Oliveira, procurador-geral do município de Tabuleiro do Norte; além dos ex-vereadores Domingos Eduardo Bezerra e José Luiz Guerra.

Medalha Advogado Padrão

Durante a sessão solene, foi homenageado o advogado Raimundo Nogueira Maia, que recebeu a comenda de Advogado Padrão da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Ceará. Esta comenda, instituída na década de 1970, é concedida aos advogados e advogadas inscritos na OAB há mais de 30 anos, sem registro de punição disciplinar, que gozam de inatacável conceito perante a comunidade, tanto como profissionais quanto como cidadãos. A comenda é um reconhecimento pessoal e profissional, além de ser um estímulo para que outros profissionais sigam o exemplo daqueles que têm sido essenciais na garantia dos direitos dos cidadãos. A medalha foi entregue por Christiane do Vale Leitão e pelo presidente da Subsecção OAB Vale do Jaguaribe.

Também foi entregue a carteira do novo advogado Guylherme Antônio Cabó Souza, o mais recente membro da advocacia do Vale do Jaguaribe. Ele recebeu a carteira das mãos de seus pais, em um gesto simbólico conduzido por Christiane Leitão, ao lado do presidente empossado, André Freitas.