A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), por meio da Coordenação Estadual de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, segue acompanhando as investigações sobre o golpe do falso advogado, que tem gerado preocupação entre profissionais da advocacia e a sociedade. A entidade tem atuado diretamente no caso, fornecendo informações para subsidiar as apurações e reforçando a necessidade de celeridade na identificação e responsabilização dos envolvidos.

Diante do crescimento expressivo dessas fraudes, a OAB-CE voltou a se manifestar formalmente sobre o caso e reforçou a necessidade de urgência na conclusão das investigações. No dia 31 de janeiro, a entidade enviou à Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) o ofício nº 01/2025-CEFAPA, anexando novas informações relevantes para a instrução do inquérito, como registros de denúncias e números de telefone utilizados pelos fraudadores. Atendendo a esse pedido formal, a delegada titular da DDF, Keyla Lacerda, instaurou o inquérito e já expediu ordens de missão para avançar na identificação dos suspeitos.

O coordenador estadual de fiscalização da OAB-CE, Fábio Costa, destacou o acompanhamento contínuo da entidade e sua atuação para fortalecer as investigações. “A OAB-CE tem se mantido vigilante e colaborativa, encaminhando periodicamente informações que possam auxiliar no andamento do inquérito. Nosso compromisso é garantir que esse crime seja combatido com rigor, protegendo a advocacia cearense e a sociedade”, afirmou.

Diante da recorrência de golpes que envolvem a falsa identidade de advogados, a OAB-CE reforça a importância da denúncia por parte da classe e da população. Para isso, disponibiliza canais de comunicação para o encaminhamento de casos suspeitos:

– E-mail: [fiscalizacao@oabce.org.br]

– Telefone: (85) 98201.3434

– Site: [https://oabce.org.br/institucional/cef/]

A OAB-CE reafirma seu compromisso com a segurança da advocacia e a integridade do exercício profissional, colaborando ativamente para coibir fraudes e garantir que medidas sejam tomadas com a máxima eficiência.