Durante a 5ª Sessão Extraordinária do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), ocorrida na última quinta-feira (31), o plenário da seccional aprovou, por aclamação, o processo 11479/2025, referente à alteração de nomenclatura da “Subsecção de Iguatu” para “Subsecção do Centro Sul”. O processo contou com a relatoria do conselheiro e diretor adjunto de subsecções, Marco Antônio Sobreira Bezerra. Já a autoria do requerimento foi da diretoria da Subsecção. Compareceu ainda à Sessão, prestigiando o momento, o conselheiro estadual Rangel Ribeiro.

Em sua exposição, o relator destacou a tendência de mudar o nome de subsecções originalmente reconhecidas apenas pelo nome da cidade-sede para nomenclaturas mais abrangentes, que fortaleçam a identidade regional da advocacia junto à sociedade civil. Segundo Sobreira, a alteração reflete a realidade da abrangência regional já consolidada, ampliando o sentimento de pertencimento dos profissionais da advocacia e reforçando a unidade institucional da OAB Ceará na política de interiorização e integração.

“A Subsecção de Iguatu possui várias cidades importantes, como Acopiara, Mombaça, Jucás, Cariús, Várzea Alegre. São municípios com uma grande quantidade de advogados, que merecem estar representados nessa mesma subsecção, e uma das formas de alcançar esse objetivo é por meio da alteração do nome para ‘Subsecção do Centro Sul’”, declarou o diretor.

Aberto à apreciação do pleito pela presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, o voto declarado pelo conselheiro foi aprovado por aclamação. “Essa mudança fortalece a política de interiorização da OAB Ceará e demonstra o nosso empenho em construir uma instituição cada vez mais conectada com as realidades locais e com as necessidades da advocacia em todas as regiões do estado”, considerou a presidente Christiane Leitão.