Em uma ação inédita e de grande impacto, a OAB Ceará, por meio da Subsecção de Juazeiro do Norte e da Comissão da Mulher Advogada, levou a campanha Agosto Lilás para o Estádio Romeirão. O objetivo foi reforçar a importância da conscientização e do combate à violência contra a mulher em todos os ambientes da sociedade.

A ação contou com vídeo institucional exibido nos telões do estádio e distribuição de material educativo para tratar sobre o combate à violência contra a mulher e os canais de denúncias.

O presidente da Subsecção de Juazeiro do Norte, João Borges Filho, destacou a relevância da iniciativa. “Levar o Agosto Lilás para o estádio é mostrar que o combate à violência contra a mulher é responsabilidade de todos. Acreditamos que ações como essa ajudam a transformar mentalidades e inspirar mudanças concretas na sociedade”, afirmou.

A vice-presidente da OAB Juazeiro do Norte, Nathália Gonçalo, reforçou a necessidade da ação. “É fundamental que este tema esteja presente em todos os lugares, inclusive onde ainda predominam culturas de silêncio. Estamos quebrando barreiras e levando informação para cada cidadão que frequenta esses espaços”, disse.

Para Vanessa Martins, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Juazeiro do Norte, a ação foi pioneira. “Estamos fazendo história. Essa iniciativa reforça o compromisso da OAB Ceará e da Subsecção de Juazeiro do Norte com a defesa dos direitos das mulheres e com a promoção de uma sociedade mais justa, consciente e livre da violência”, destacou.

De acordo com a Comissão da Mulher Advogada de Juazeiro, além de conscientizar, a ação também reforçou a importância de saber onde buscar ajuda. A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive de forma anônima, em uma delegacia, pelo Disque 180 ou pela Polícia Militar (190). Também é fundamental oferecer apoio acolhedor, não deixar a vítima sozinha e ajudá-la a buscar atendimento especializado.