A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE), por meio da Coordenação Estadual de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, na terça-feira (20), participou de reunião com Michel Anderson Medeiros, delegado adjunto da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) do Ceará, que passou a conduzir os inquéritos referentes aos golpes praticados por falsos advogados, prática que tem gerado crescente preocupação entre a classe e a sociedade.
A OAB-CE vem atuando de forma diligente no caso, fornecendo informações relevantes para a instrução dos inquéritos, como registros de denúncias e dados de conta bancária utilizados pelos fraudadores. Até o momento, mais de 480 denúncias foram registradas junto à Ordem, o que evidencia a necessidade de celeridade na identificação e responsabilização dos envolvidos.
O coordenador estadual de fiscalização da OAB-CE, Fábio Costa, participou da reunião e destacou a importância do acompanhamento institucional às investigações. “Nesse encontro com o delegado que assume a presidência do inquérito policial reforçamos o compromisso da OAB-CE com a colaboração ativa na apuração dos fatos criminosos, por meio do fornecimento de dados que possam contribuir para o andamento das investigações e subsidiar futuras operações. Seguimos firmes no nosso papel de zelar pela advocacia e garantir que os crimes sejam enfrentados com rigor, oferecendo uma resposta efetiva à classe e à sociedade”, afirmou.
Diante do aumento no número de denúncias envolvendo o “Golpe do Falso Advogado”, a OAB-CE mantém canais de comunicação abertos para o recebimento de casos suspeitos:
– E-mail: fiscalizacao@oabce.org.br
– Telefone: (85) 98201.3434
– Site: https://oabce.org.br/institucional/cef/
A OAB-CE reafirma seu compromisso com a segurança da advocacia e a integridade do exercício profissional, colaborando ativamente com as autoridades para coibir fraudes e garantir a adoção das medidas necessárias com a máxima eficiência.