Sabe-se que um dos deveres do Conselho Seccional é dar autonomia e independência as subsecções, proporcionando cada vez mais a ordem diante da advocacia e da sociedade. Por isso, nesta quinta-feira (27), durante a 1ª Sessão Ordinária do Conselho Secional da OAB-CE no ano de 2020, foi aprovada a mudança de nomenclatura da Subsecção de Aracati para “Subseção do Litoral Leste”. O requerimento foi apresentado pela diretoria da Subseccional, e teve relatoria do Conselheiro Estadual, Thiago Morais.

O intuito principal da mudança é prestar eficiência e a advocacia da região. A Subsecção existe há mais de 23 anos e abrange as cidades de: Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana e Beberibe, proporcionando serviços a advocacia da região.

De acordo com o presidente da Subsecção, Batista Júnior, o nome “Subsecção de Aracati” criava a expectativa de abranger apenas está cidade. Com isso, foi realizada uma reunião com a advocacia local, para que o Conselho Seccional da OAB-CE aprovasse para “Subsecção do Litoral Leste”, a fim de abranger toda a região que está sobre a sua área de atuação. “Esse foi um requerimento nosso, tendo em vista que temos uma área de atuação que envolve 6 cidades do litoral leste do Ceará. Essa vitória de hoje foi muito importante, estamos muito felizes, a partir de agora será dado um novo retrato nessa questão de dimensão da atuação. A subsecção com toda a sua diretoria, está enaltecida por essa procedência”, relatou.

O Conselheiro Federal, Thiago Morais, acredita que o nome das novas subsecções criadas mantem um padrão de abrangência regional como da Subsecção de Cariri Oriental, Vale do Salgado, Maciço de Baturité e Serra da Ibiapaba. “Com isso, essa nova mudança irá consolidar a união de todos as colegas advogadas e advogados que acompanham a atual base territorial da subsecção”, comentou.

Para o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, esta é uma ação de extrema importância pelo caráter agregador que possui. “Esse procedimento que já vem sendo adotado por outras subsecções com o intuito de unificar o tratamento dado à advocacia da região. Sem dúvida, esse será um grande marco da gestão para todos que pertencem à Subsecção do Litoral Leste”, concluiu.