A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Ceará vai homenagear 12 magistrados com a Medalha do Mérito Jurisdicional "Justiça Efetiva" no próximo dia 20 de janeiro, às 18 horas, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). 

 
 
A comenda será entregue aos magistrados que se destacaram pela quantidade de sentenças proferidas e pela presteza nas informações enviadas à Corregedoria nos últimos doze meses. A medalha foi instituída em 2010, por meio do provimento nº 4 da CGJ e visa enaltecer o princípio constitucional da eficiência, que impõe a todo agente público o dever de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional. 
 
 
Uma das homenageadas será a juíza Francisca Francy Maria da Costa Farias, titular da 13ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza. Ela destacou a importância da medalha. "É um reconhecimento muito importante para mim e para todos os agraciados. É uma forma de incentivar o trabalho de todos que têm lutado para melhorar a prestação jurisdicional", avaliou a magistrada, ao externar que "eu e os servidores da Vara estamos muito felizes com a homenagem".
 
 
A juíza proferiu, na titularidade da 13ª Vara Cível, 1.490 sentenças de janeiro a novembro de 2010, período no qual deram entrada 1.038 novas ações judiciais naquela unidade. Segundo ela, a maioria das ações são revisionais, tanto de veículos como também de cartões de crédito. "Estamos fazendo um esforço concentrado para acelerar o trabalho", destacou. 
 
 
Durante o evento será apresentado o provimento nº 06/2010 que institui a "Consolidação Normativa Notarial e Registral no âmbito do Estado", de interesse dos natários e registradores cearenses.
 
 
Os 12 magistrados a serem agraciados na primeira edição da comenda atuam em diversas áreas da Justiça estadual, conforme critérios fixados no provimento que deu origem à medalha. Confira a relação:
 
CYNTHIA NÓBREGA PEREIRA Juíza Substituta Titular da Comarca de Santana do Acaraú
 
MAGNO GOMES DE OLIVEIRA – Juiz de Direito Titular da Comarca de Boa Viagem
 
HELGA MEDVED – Juíza de Direito Titular da Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Iguatu
 
DANIEL CARVALHO CARNEIRO – Juiz de Direito Auxiliar da 9ª Zona Judiciária, com sede na Comarca de Crateús
 
MANUEL CLÍSTENES DE FAÇANHA GONÇALVES – Juiz de Direito Titular da 4ª Vara da Comarca de Maracanaú
 
FRANCISCA FRANCY MARIA DA COSTA FARIAS – Juíza de Direito Titular da 13ª Vara Cível
 
MARIA MARLEIDE MACIEL QUEIROZ – Juíza de Direito Titular da 3ª Vara de Família
 
WASHINGTON LUIS BEZERRA DE ARAÚJO – Juiz de Direito Titular da 1ª Vara da Fazenda Pública
 
FRANCISCO CARNEIRO LIMA – Juiz de Direito Titular da 4ª Vara de Execuções Fiscais e de Crimes Contra a Ordem Tributária
 
FRANCISCO DARIVAL BESERRA PRIMO – Juiz de Direito Titular da 5ª Vara da Infância e da Juventude
 
MÁRIO PARENTE TEÓFILO NETO – Juiz de Direito Titular da 10ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal
 
NÁDIA MARIA FROTA PEREIRA – Juíza de Direito Auxiliar
 
Fonte: TJCE