O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inaugurou, na tarde desta sexta-feira (21/01), no Fórum Clóvis Beviláqua, estátua em homenagem ao jurista Paulo Bonavides.

A solenidade contou com a presença do desembargador Ernani Barreira Porto, do desembargador Rômulo Moreira de Deus, do diretor em exercício do Fórum, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio; do ex-embaixador do Brasil em Portugal, Paes de Andrade; do advogado Ernando Uchoa Lima; de Dirigentes da OAB Ceará, dos professores portugueses Antônio Nunes Avelãs e Paulo Ferreira Cunha, entre outras autoridades.

Em discurso, o desembargador Rômulo Moreira de Deus destacou o reconhecimento internacional do jurista Paulo Bonavides, cearense que se fez “cidadão do mundo”. O magistrado ressaltou a personalidade do homenageado, frisando que ele nunca se acomodou na defesa de suas ideias e causas, apesar da “notoriedade tão cedo conquistada”. Para Rômulo Moreira, Paulo Bonavides é um homem que tem formado discípulos e modelos de cidadãos que o acompanham no chamado progresso coletivo.

Emocionado, o jurista agradeceu a homenagem e falou da alegria em ter sua imagem colocada ao lado da estátua do também jurista Clóvis Beviláqua, a quem classificou como patriarca das letras jurídicas. Paulo Bonavides lembrou sua trajetória e reforçou que suas raízes espirituais e afetivas estão no Ceará.

Disse ainda que a homenagem é um “tributo de vida a todos os juristas que nunca se apartaram da causa da Justiça”. “Este é o coroamento de um currículo de 60 anos devotado aos estudos constitucionais”.
A honraria foi proposta pelo desembargador Rômulo Moreira de Deus, em janeiro de 2009, quando era diretor do Fórum Clóvis Beviláqua e assinou portaria propondo a aposição da estátua.