O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, participou nesta quarta-feira, 5, às 21h de Lisboa, da solenidade de posse do presidente da Ordem dos Advogados de Portugal (OAP), Antonio Marinho e Pinto, reeleito em novembro último para um novo mandato no triênio 2011-2013. Para Ophir, a reeleição do bastonário Marinho e Pinto  "reveste-se de grande significado na medida em que a OAP tem sido, em conjunto com a OAB, a grande incentivadora da união dos países de língua portuguesa".

"A reeleição do bastonário significa a continuidade desse trabalho de integração, que  fará com que a advocacia de língua portuguesa seja das mais respeitadas da comunidade jurídica internacional, ela que já representa hoje 25% da advocacia mundial", observou Ophir Cavalcante, que assumirá este ano a presidência da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP). A entidade congrega as ordens dos advogados de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Em setembro de 2010, Ophir Cavalcante e Antonio Marinho e Pinto assinaram convênio para intensificar a integração entre as duas maiores ordens de advogados de língua portuguesa (OAB e OAP), visando principalmente ao desenvolvimento de atividades em defesa dos direitos humanos e das prerrogativas profissionais dos advogados. O convênio também visa a incentivar e a viabilizar a realização de programas bilaterais de relações acadêmico-profissionais para advogados, especialmente por meio do intercâmbio de jovens advogados.

Fonte: CFOAB