Os desembargadores Durval Aires Filho e Francisca Adelineide Viana foram empossados, no início da noite de ontem, no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE). Os magistrados foram eleitos por membros do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE). Dentre 22 juízes, ambos foram escolhidos. Ele, por merecimento. Ela, por antiguidade.

A solenidade da posse, que aconteceu no Plenário do Tribunal e foi presidida pelo desembargador e presidente da Casa, Ernani Barreira Porto, contou com a presença de familiares, amigos e autoridades do Judiciário cearense.

“A chegada desses novos colegas vai alentar o nosso desejo de dar mais celeridade à Justiça estadual”, disse o presidente, em discurso de saudação aos empossados.

Durante a cerimônia, o desembargador Durval Aires, que discursou em seu nome e também da desembargadora Adelineide Viana, se emocionou ao agradecer o apoio dos familiares de ambos.

“As expectativas são as melhores, as mais positivas. Estou entrando no Tribunal numa quadra muito boa. Onde o Tribunal está inteiramente virtualizado. Estou muito feliz! Vim aqui pra somar”, disse Durval, instantes depois de tomar posse.

Os perfis

Durval Aires Filho ingressou na magistratura em setembro de 1986, como juiz substituto da Vara Única do município de Farias Brito, no Interior do Estado.

Ele também esteve à frente das comarcas dos municípios de Aurora e Tianguá, passando a atuar em Fortaleza somente em 1994. Na capital, assumiu as varas Cível e de Execuções Fiscais e de Crimes Contra a Ordem Tributária, do Fórum Clóvis Beviláqua.

Por sua vez, Francisca Adelineide Viana ingressou na magistratura em 1981, no município de Guaraciaba do Norte. Em seguida, desempenhou atividades nas comarcas dos municípios de Milagres, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, dentre outros.Por critério de merecimento, Adelineide foi promovida para a 2ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua, em novembro de 1991.

Em Fortaleza, ela compôs o colegiado das Turmas Recursais, respondendo pela 8ª, 1ª, 4ª, 15ª, 6ª, 3ª, 2ª, 10ª e 9ª Varas Criminais. A desembargadora tem ainda curso de especialização em Competência Criminal, pela Esmec.

Fonte: O Povo (texto e foto)