O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, empossou o juiz José Krentel Ferreira Filho no cargo de diretor do Fórum Clóvis Beviláqua na tarde desta terça-feira (08/02). A solenidade ocorreu no 1º Salão do Júri e contou com a presença de familiares, amigos e autoridades.

O magistrado, que ocupará o cargo durante o biênio 2011/2013, destacou o desafio de administrar “o maior prédio horizontal da América Latina”, sobretudo em um período de importantes transformações no Judiciário cearense, como a reestruturação do Fórum e a virtualização processual.

“Deve haver efetiva união dos juízes para conseguirmos alcançar nosso objetivo, que é a melhor qualidade de trabalho para todos e a melhor prestação jurisdicional”, afirmou. Ele ressaltou ainda que buscará firmar parcerias com o Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradorias do Estado e do Município, Ordem dos Advogados do Brasil e entidades do terceiro setor. Além disso, comprometeu-se a reforçar a cultura da conciliação, como forma pacífica e ágil de solução dos conflitos.

José Krentel elogiou a administração do juiz Francisco José Martins Câmara, à frente da diretoria do Fórum de 2009 a 2010, ressaltando a “maestria, sapiência e prudência com que desempenhou a responsabilidade, obtendo sucesso e reconhecimento de todos”.

O presidente do TJCE destacou que o José Krentel já vinha participando da gestão do Fórum, como juiz Auxiliar da Diretoria, e foi aprovado por unanimidade pelo Pleno do TJCE, em sessão extraordinária do último 3.

O diretor em exercício do Fórum, José Ricardo Vidal Patrocínio, ressaltou a responsabilidade do cargo, “que exige empenho, perseverança e espírito público”, desejando ao magistrado “votos de uma gestão exitosa, plena de realização”.

Também estiveram presentes à cerimônia o vice-presidente do TJCE, Luiz Gerardo de Pontes Brígido, a procuradora-geral de Justiça do Ceará, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, a sub-defensora geral do Estado do Ceará, Maria Angélica Cardoso Mendes Bezerra, e o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro.

AUXILIARES

Durante a solenidade, o novo diretor anunciou os magistrados que atuarão como auxiliares da Diretoria e na coordenação de departamentos estratégicos do Fórum.

O juiz Paulo de Tarso de Pires Nogueira, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública, ficará responsável pela coordenação das Varas da Fazenda Pública, de Recuperação de Empresas e Falências, de Registros Públicos, de Execução Fiscal e de Crimes contra a Ordem Tributária. Já o titular da 4ª Vara de Família, Sérgio Luiz Arruda Parente, irá coordenar as Varas Cíveis, de Família e de Sucessões.

As Varas da Infância e Juventude serão coordenadas pela juíza Rita Emília de Carvalho Rodrigues Bezerra de Menezes, titular da 1ª Vara da espécie, enquanto os Juizados Especiais Cíveis e Criminais ficarão sob a responsabilidade do juiz Djalma Teixeira Benevides, titular da 8ª unidade.

As Varas Criminais, de Delitos do Tráfico, de Execução Penal e de Penas Alternativas, do Juízo Militar, do Júri e de Trânsito continuarão sob a coordenação do titular da 6ª Vara Criminal, juiz Eduardo de Castro Neto, que também estará à frente do setor de Distribuição do Fórum.

A juíza Maria de Fátima de Melo Loureiro, titular da 18ª Vara de Família, coordenará as atividades da Central de Conciliação de 1º Grau, enquanto o juiz Francisco Mauro Ferreira Liberato atuará como superintendente da Coordenadoria de Mandados. A juíza Sílvia Soares de Sá Nóbrega, titular da 2ª Vara de Registros Públicos, assumirá a Ouvidoria do Fórum.

Fonte: Tribunal de Justiça do Ceará