Os advogados cearenses têm à disposição uma sala na Corregedoria dos Órgãos da Segurança Pública e Defesa Social. O equipamento, que recebeu o nome de Dr. Antônio José da Costa, foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, e pelo corregedor geral da SSPDS, José Armando da Costa. A solenidade contou com as presenças de advogados, juízes, oficiais da Polícia Militar, delegados de Polícia, corregedores, familiares e amigos do homenageado.

A Sala do Advogado, de acordo com Armando Costa, não é um presente da Corregedoria, mas o reconhecimento da proficiência. ”O nosso objetivo é a busca da verdade dos fatos, que só atinge o seu escopo se houver enlace entre os que acusam e os que defendem”, ensinou, alertando aos advogados que não permitam que a processualística se torne capenga.

Aos presentes, Valdetário Monteiro afirmou que a OAB-CE tem definido bandeiras concretas que trazem melhorias para a classe e benefícios à sociedade. Como exemplo, citou a implantação de salas de advogados nos órgãos e tribunais, como uma conquista da entidade para ampliar o sentimento entre os advogados de que contam sempre com a Ordem.

Sobre o advogado José Antônio da Costa, que deu o nome à sala, o presidente da OAB-CE o lembrou como “mestre”. Ressaltou, ainda, a postura ética como conduziu sua atividade profissional. “O doutor José Antônio serviu a sua profissão de forma digna e com ética”, enfatizou Valdetário Monteiro.

A família do homenageado também ressaltou a postura ética do advogado. Marislei Brito, esposa de Antônio José da Costa, lembrou que ele era um apaixonado pelo que fazia, além de ser homem simples e amoroso. Emocionada, ela enfatizou que o melhor adjetivo para descrevê-lo é “mestre”. Já o filho do advogado, Felipe Augusto Costa, afirmou que seu pai era um apaixonado pelo conhecimento.