A Diretoria da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil presta contas das realizações da entidade em 2010, durante a I Conferência Estadual da entidade, no Hotel Praia Centro. Com a participação de mais de 250 advogados e advogadas, dentre Conselheiros, presidentes das Subsecções (Aracati, Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá e Sobral), das Comissões, da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), da Fundação Escola Superior da Advocacia do Ceará (Fesac) e do Conselho de Ética, foi realizado também o planejamento para este ano.

Na ocasião, o conferencista e professor da Florida Christian University em Orlando (EUA), Paulo Vieira, proferiu a palestra “Auto-responsabilidade: a chave para todas as mudanças profissionais e pessoais”.

Segundo o Secretário-Geral da Ordem, Cleto Gomes, sem planejamento estratégico, é impossível administrar a OAB, iniciativa que a entidade adotou já no início da gestão, no primeiro semestre do ano passado. Como resultado, foi implantada a virtualização, o que possibilita a agilização dos processos e redução dos custos. A virtualização, segundo o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, possibilitou a redução de custos com papeis. “Ganham a natureza, a Ordem dos Advogados do Brasil, enfim, a sociedade”, constata.

Outra iniciativa foi a criação do Centro de Defesa do Advogado e da Advocacia, que oferece suporte aos advogados que estão sendo tolhidos, naquilo que diz respeito aos direitos e prerrogativas profissionais, minimizando as dificuldades que possam encontrar e garantindo um melhor desempenho na atividade profissional do advogado.

O Portal da Transparência é outra iniciativa implantada pela OAB-CE, a ser copiada por outras Seccionais do País e elogiada pelo presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante. O tesoureiro Christiano Alencar ressaltou as ações desenvolvidas pela Ordem no Ceará.  “A quantidade de serviços disponíveis pela OAB-CE é superior a de todas as outras Seccionais. É só olhar os sites das outras Seccionais e fazer o comparativo”, ressaltou.

O Secretário-Geral Adjunto, Ricardo Bacelar, também ressaltou o papel político-institucional da Ordem de pressionar o Judiciário pela agilidade dos processos, o que foi realizado por meio do movimento “Justiça Já”.  Já o vice-presidente da OAB-CE e coordenador das Comissões, Júlio Ponte, enfatizou que a entidade tem 42 Comissões, das quais 12 foram criadas em 2010, com 547 advogados. “A OAB tem papel importante no fomento da cidadania. Daí, porque a necessidade das Subsecções criarem Comissões. Temos obrigação institucional, aos nossos 23 mil colegas advogados e não podemos ficar omissos ou acomodados. Nas Comissões encontramos a filosofia de cada gestão. Criamos a Comissão de Apoio ao Acadêmico de Direito, porque será o futuro advogado e já contando com apoio de sua futura classe. Temos de buscar o melhor”.

“A CAACE conseguiu ousar nesta gestão”. A afirmação é do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Leandro Vasques. “Nós, da diretoria da Caixa, tomamos medidas que resultaram na ampliação dos serviços prestados ao advogado e advogada, além de suas famílias, como fisioterapia, odontologia e fonoaudiologia.

O diretor da Fesac, Caio Falcão, enfatizou o resgate da Fundação Escola ao mundo acadêmico, notadamente para os operadores do Direito, em virtude da situação caótico que se encontrava a entidade. “No ano de 2011, após o tormentoso ano de 2010, a Fesac recolocou no ar o site (www.fesac.org.br) está planejando, antecipadamente, seus cursos de extensão e especialização”.