O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai indicar o advogado que será o embaixador oficial da Federação Interamericana de Advogados (FIA) na Organização dos Estados Americanos (OEA), com direito a assento e voz. O convite para que a OAB faça a indicação foi feito hoje, 28, pelo advogado André de Almeida, que assumirá a Presidência da FIA no dia 2 de julho deste ano e esteve reunido com o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, em Brasília. Ao convidar a OAB a fazer a indicação de quem será o seu embaixador nas reuniões mensais da OEA em Washington, Almeida afirmou que "esta é uma demonstração da verdadeira presença da OAB na FIA". Além da Federação Interamericana de Advogados, somente o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Cruz Vermelha integram a OEA com embaixadores com assento e voz.

O presidente nacional da OAB afirmou que, ao prestigiar a OAB, convidando-a a fazer essa indicação, a FIA presta uma verdadeira homenagem à entidade máxima da advocacia brasileira. O nome do representante será indicado pela OAB nos próximos dias. Também participou da reunião de hoje o presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB, Cezar Britto.

André de Almeida também convidou Ophir Cavalcante a participar do congresso da FIA durante o qual tomará posse, que será realizado no início de julho na cidade de Vera Cruz, no México. Ele será o quinto advogado brasileiro a presidir a Federação, entidade que possui 71 anos, tendo sido criada em 1942 em Washington, nos Estados Unidos.

Outros assuntos debatidos na reunião de hoje foram a ampliação do intercâmbio entre jovens advogados brasileiros e de países da América Central, a partir da parceria já firmada pela OAB com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores. Também foi discutida a possibilidade de realização de uma reunião da FIA no Brasil e de debates sobre a atuação da advocacia estrangeira.

Fonte: OAB