Com cerca de 1,2 milhões de usuários no Brasil,100 mil só no Ceará, o crack está se transformando numa epidemia nacional. O alerta é do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT), feito na abertura do I Fórum Cearense sobre o crack e outras drogas, realizado hoje, 28, na sede do Legislativo. O momento, organizado pela Associação Brasileira de Assistência aos Dependentes Químicos (ABRADEQ), debate a necessidade de políticas públicas preventivas ao consumo de drogas.

O Fórum irá elaborar uma Carta de Propostas, com 35 reivindicações, ao Governo do Estado. Dentre as proposições ao Executivo Estadual está a criação de uma Secretaria de Defesa Social e de Políticas Públicas contra as Drogas.

Acrísio Sena alertou para o alcance do crack na sociedade brasileira, citando como exemplo o município de Icapuí (CE) e Brasília (DF). O parlamentar atentou para um documentário sobre dependentes do crack, mostrando que o problema atinge várias classes sociais. “O crack não é só um problema da classe baixa, entre os usuários estão médicos, policiais, prostitutas, moradores de ruas”, citou.

Para o diretor geral da ABRADEQ, Carlos Dantas, este é momento de todos os segmentos debaterem a situação na busca de políticas públicas eficazes. “O crack se transformou numa verdadeira epidemia, destruindo uma grande parte de nossa juventude”, colocou.

O presidente da Ordem do Advogados do Brasil Seção Ceará, Valdetário Monteiro destacou papel de entidades e poder público na concientização do dever de todos no combate ao crack. “Há uma luz no fim do túnel. Precisamos ter uma reação em cadeia”, apontou Valdetário, colocando a OAB à serviço da população.

Campanha

Acrísio Sena colocou a Câmara à disposição do movimento, chamando esta responsabilidade para todos os segmentos da sociedade. O presidente destacou ainda a realização de uma campanha preventiva pelo Legislativo, que fará parte da programação do projeto Câmara nos Bairros.

A primeira sessão especial do Câmara nos Bairros acontecerá no Centro Urbano de Cultura e Arte (CUCA) da Barra do Ceará, na próxima quinta-feira, 31. O objetivo é ouvir os anseios da população, levando os poderes municipais e estaduais para possivéis esclarecimentos, além de levar os parlamentares para próximo das comunidades.

Durante a ocasião, foi prestada uma homenagem ao Dr. Silas Mugunba, fundador do Desafio Jovem. O Fórum contou com a participação do vereador Antônio Henrique (PTN), de representantes do Ministério Público e do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas no Ceará (CEPOD), Dra. Luciana Frota e Dr. José Hermam Normando, respectivamente.

Fonte: Site Câmara Municipal de Fortaleza