A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, realizou solenidade de entrega de 50 carteiras para os novos advogados e advogadas aprovados no Exame da Ordem.

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24, no auditório Adahil Barreto Cavalcante, da Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará (FESAC) e contou com a presença de dezenas de advogados, além de familiares que prestigiaram o ingresso dos novos profissionais no mercado de trabalho.

O presidente da OAB Ceará, Valdetário Monteiro, abriu a solenidade destacando a importância da FESAC “como a Casa da Advocacia, escola da cidadania que prepara o advogado e a advogada para exercer seu papel no cenário atual em que se encontra o Poder Judiciário cearense.”

Ao citar o Art. 133 da Constituição brasileira, Valdetário corroborou com a ideia de que o advogado é inviolável na sua atividade profissional pelo fato de ser investido de autoridade a ele concedida por lei, tornando o operador de Direito, também, o profissional liberal mais cobrado pela sociedade, uma vez que é representante direto dos cidadãos em defesa de seus direitos junto à Justiça.

O presidente da Seccional do Ceará destacou, ainda, a importância dos advogados recém-formados buscarem o constante aprimoramento profissional ao participarem de cursos de capacitação, de integrarem as Comissões Técnicas da OAB-CE, além de fazerem uso positivo das redes sociais disponíveis como ferramentas de trabalho no exercício da profissão.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Leandro Vasques, relembrou o tempo em que esteve naquele mesmo lugar recebendo sua carteira da OAB, e falou acerca dos desafios da carreira de advogado, devido ao mercado competitivo, mas salientou que “para ser advogado é preciso ter paixão e vocação para a carreira, uma vez que quando se ama a advocacia, não existe desafio maior do que o de construir o Estado democrático de Direito.”

Leandro destacou, ainda, o importante papel que exerce a CAACE, funcionando como o braço social da entidade no amparo a todos os advogados e advogadas cearenses, e enalteceu o leque de serviços prestados pela CAACE aos afiliados, tanto da Capital quanto do interior do Estado.