A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará esteve representada, nesta sexta-feira, 25, no III Simpósio Trabalhista – Caravana da ABRAT – Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas em Salvador, Bahia, que reuniu mais de 500 advogados trabalhistas.

Representando a OAB Ceará estiveram presentes o presidente da Comissão de Direito do Trabalho, e vice-presidente da ABRAT Região Nordeste, Harley Ximenes, e o assessor da presidência, Fernando Dantas, que representa a OAB na comissão organizadora do CONAT. Ambos estiveram presentes no evento para divulgar o 33º CONAT – Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas, que acontecerá em Fortaleza de 12 a 14 de outubro deste ano, no Ponta Mar Hotel.

Segundo Harley Ximenes, o CONAT é o maior evento da advocacia trabalhista reunindo profissionais de todo o país, e, que neste ano tem como tema “Trabalho e Dignidade: Pilares da Democracia”. De acordo com Harley, “iremos realizar o maior CONAT de todos os tempos, superando os demais em conteúdo e participação de público, algo que já vem sendo pensado pela ABRAT, ATRACE e OAB-CE desde setembro de 2010”.

Entre as palestras do III Simpósio da Caravana ABRAT, foram abordados os seguintes temas: As Inovações do Anteprojeto do CPC e suas Repercussões no Processo Trabalhista, Os Princípios Constitucionais Trabalhistas, e sua Aplicação Imediata Independente de Lei Regulamentar, O Novo Processo Eletrônico, Honorários Advocatícios ou Indenização das Despesas com a Contratação de Advogados com base no Código Civil, e A Nova Lei de Estágio e as Prerrogativas do Estagiário.

Um dos pontos altos dos temas abordados no evento foi a palestra do ex-presidente da OAB Federal, e advogado trabalhista, Cezar Brito, que falou sobre Honorários Advocatícios ou Indenização das Despesas com a Contratação de Advogados com base no Código Civil. Ele que já confirmou presença no 33º CONAT em Fortaleza, destacou a importância da militância da advocacia trabalhista, que venceu preconceitos ao longo dos anos, e conseguiu gerar influências na reforma para o novo Código de Processo Civil.

Em suas palavras de agradecimento aos representantes cearenses no evento, o presidente da ABRAT, Jefferson Calaça, agradeceu o apoio dado ao CONAT, através do presidente da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, e do presidente da CAACE, Leandro Vasques, que apoiaram a vinda de dois representantes da advocacia cearense no evento realizado em Salvador. “Sentimos o empenho da OAB Ceará em apoiar o CONAT que será um dos maiores eventos da Advocacia Brasileira”, afirmou Calaça.